domingo, 24 de fevereiro de 2013

RESUMO DE INFORMÁTICA NÍVEL BÁSICO - PARTE 2

Blog “Ciências Exatas Contemporâneas”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.




COMANDOS DO LINUX

Os comandos do Linux são digitados no Shell, ou seja, na interface de textos e comandos do sistema. Apesar da aparências ser bastante similar ao do Prompt-MSDOS (Microsoft) os comandos usados no Linux são diferentes. Existem alguns comandos que se assemelham entre ambos. Vejamos alguns:

Comandos de Controle e Acesso

exit → Terminar a sessão, ou seja, a shell (mais ajuda digitando man sh ou man csh);
logout → Deslogar, ou seja, terminar a sessão atual, mas apenas na C shell e na bash Shell;
passwd → Mudar a password do nosso utilizador
rlogin → Logar de forma segura noutro sistema Unix/Linux;
ssh → Sessão segura, vem de secure shell, e permite-nos logar num servidor através do protocolo ssh;
slogin → Versão segura do rlogin;
yppasswd → Mudar a password do nosso utilizador nas páginas amarelas (yellow pages).

Comandos de Comunicações

mail → Enviar e receber emails;
mesg → Permitir ou negar mensagens de terminal e pedidos de conversação (talk requests);
pine → Outra forma de enviar e receber emails, uma ferramenta rápida e prática;
talk → Falar com outros utilizadores que estejam logados no momento;
write → Escrever para outros utilizadores que estejam logados no momento.

Comandos de Ajuda e Documentação

apropos Localiza comandos por pesquisa de palavra-chave;
find → Localizar ficheiros, como por exemplo: find . -name *.txt -print, para pesquisa de ficheiros de texto por entre os ficheiros da diretoria atual;
info Lança o explorador de informações;
man → Manual muito completo, pesquisa informação acerca de todos os comandos que necessitemos de saber, como por exemplo man find;
whatis → Descreve o que um determinado comando é;
whereis → Localizar a página de ajuda (man page), código fonte, ou ficheiros binários, de um determinado programa.

Comandos de Edição de Texto

emacs Editor de texto screen-oriented;
pico Editor de texto screen-oriented, também chamado de nano;
sed Editor de texto stream-oriented;
vi Editor de texto full-screen;
vim Editor de texto full-screen melhorado (vi improved).

Comandos de Gestão de Ficheiros (Arquivo)

cd Mudar de diretoria atual, como por exemplo cd diretoria, cd .., cd /;
chmod Mudar a proteção de um ficheiro ou diretoria, como por exemplo chmod 777, parecido com o attrib do MS-DOS;
chown Mudar o dono ou grupo de um ficheiro ou diretoria, vem de change owner;
chgrp Mudar o grupo de um ficheiro ou diretoria;
cmp Compara dois ficheiros;
comm Seleciona ou rejeita linhas comuns a dois ficheiros selecionados;
cp Copia ficheiros, como o copy do MS-DOS;
crypt Encripta ou Desencripta ficheiros (apenas CCWF);
diff Compara o conteúdo de dois ficheiros ASCII;
file Determina o tipo de ficheiro;
grep Procura um ficheiro por um padrão, sendo um filtro muito útil e usado, por exemplo um cat;
a.txt | grep ola irá mostrar-nos apenas as linhas do ficheiro a.txt que contenham a palavra “ola”;
gzip Comprime ou expande ficheiros;
ln Cria um link a um ficheiro;
ls Lista o conteúdo de uma diretoria, semelhante ao comando dir no MS-DOS;
lsof Lista os ficheiros abertos, vem de list open files;
mkdir Cria uma diretoria, vem de make directory”;
mv Move ou renomeia ficheiros ou diretorias;
pwd Mostra-nos o caminho por inteiro da diretoria em que nos encontramos em dado momento, ou seja a pathname;
quota Mostra-nos o uso do disco e os limites;
rm Apaga ficheiros, vem de remove, e é semelhante ao comando del no MS-DOS, é preciso ter cuidado com o comando rm * pois apaga tudo sem confirmação por defeito;
rmdir Apaga diretorias, vem de remove directory;
stat Mostra o estado de um ficheiro, útil para saber por exemplo a hora e data do último acesso ao mesmo;
sync Faz um flush aos buffers do sistema de ficheiros, sincroniza os dados no disco com a memória, ou seja escreve todos os dados presentes nos buffers da memória para o disco;
sort Ordena, une ou compara texto, podendo ser usado para extrair informações dos ficheiros de texto ou mesmo para ordenar dados de outros comandos como por exemplo listar ficheiros ordenados pelo nome;
tar Cria ou extrai arquivos, muito usado como programa de backup ou compressão de ficheiros;
tee Copia o input para um standard output e outros ficheiros;
tr Traduz caracteres;
umask Muda as proteções de ficheiros por defeito;
uncompress Restaura um ficheiro comprimido;
uniq Reporta ou apaga linhas repetidas num ficheiro;
wc Conta linhas, palavras e mesmo caracteres num ficheiro.

Exibição ou Impressão de Ficheiros (Arquivo)

cat Mostra o conteúdo de um ficheiro, como o comando type do MD-DOS, e é muito usado também para concatenar ficheiros, como por exemplo fazendo cat a.txt b.txt > c.txt” para juntar o ficheiro a.txt e b.txt num único de nome c.txt;
fold Encurta, ou seja, faz um fold das linhas longas para caberem no dispositivo de output;
head Mostra as primeiras linhas de um ficheiro, como por exemplo com head -10 a.txt, ou usado como filtro para mostrar apenas os primeiros x resultados de outro comando;
lpq Examina a spooling queue da impressora;
lpr Imprime um ficheiro;
lprm Remove jobs da spooling queue da impressora;
more Mostra o conteúdo de um ficheiro, mas apenas um ecrã de cada vez, ou mesmo output de outros comandos, como por exemplo ls | more;
less Funciona como o more, mas com menos features, menos características e potenciais usos;
page Funciona de forma parecida com o comando more, mas exibe os ecrãs de forma invertida ao comando more;
pr Pagina um ficheiro para posterior impressão;
tail Funciona de forma inversa ao comando head, mostra-nos as últimas linhas de um ficheiro ou mesmo do output de outro comando, quando usado como filtro;
zcat Mostra-nos um ficheiro comprimido;
xv Serve para exibir, imprimir ou mesmo manipular imagens;
gv Exibe ficheiros ps e pdf;
xpdf Exibe ficheiros pdf, usa o gv.

Comandos de Transferência de Ficheiros (Arquivo)

ftp Vem de file transfer protocol, e permite-nos, usando o protocolo de transferência de ficheiros ftp, transferir ficheiros entre vários hosts de uma rede, como aceder a um servidor de ftp para enviar ou puxar ficheiros
rsync Sincroniza de forma rápida e flexível dados entre dois computadores
scp Versão segura do rcp

Comandos de Notícias ou Rede

netstat Mostra o estado da rede
rsh Corre umam shell em outros sistemas UNIX
ssh Versão segura do rsh
nmap Poderoso port-scan, para visualizarmos portas abertas num dado host
ifconfig Visualizar os ips da nossa máquina, entre outras funções relacionadas com ips
ping Pingar um determinado host, ou seja, enviar pacotes icmp para um determinado host e medir tempos de resposta, entre outras coisas

Comandos de Controle de Processos

kill Mata um processo, como por exemplo kill -kill 100 ou kill -9 100 ou kill -9 %1;
bg Coloca um processo suspenso em background;
fg Ao contrário do comando bg, o fg traz de volta um processo ao foreground;
jobs Permite-nos visualizar jobs em execução, quando corremos uma aplicação em background,poderemos ver esse job com este comando, e terminá-lo com um comando kill -9 %1, se for o job número 1, por exemplo;
top Lista os processos que mais cpu usam, útil para verificar que processos estão a provocar um uso excessivo de memória, e quanta percentagem de cpu cada um usa em dado momento;
^y Suspende o processo no próximo pedido de input;
^z Suspende o processo atual.

Comandos de Informação de Estado

clock Define a hora do processador;
date Exibe a data e hora;
df Exibe um resumo do espaço livre em disco;
du Exibe um resumo do uso do espaço em disco;
env Exibe as variáveis de ambiente;
finger Pesquisa informações de utilizadores;
history Lista os últimos comandos usados, muito útil para lembrar também de que comandos foram usados para fazer determinada ação no passado ou o que foi feito em dada altura;
last Indica o último login de utilizadores;
lpq Examina a spool queue;
manpath Mostra a path de procura para as páginas do comando man;
printenv Imprime as variáveis de ambiente;
ps Lista a lista de processos em execução, útil para saber o pid de um processo para o mandar abaixo com o comando kill, entre outras coisas;
pwd Mostra-nos o caminho por inteiro da diretoria em que nos encontramos em dado momento, ou seja a pathname;
set Define variáveis da sessão, ou seja, da shell, na C shell, na bash ou na ksh;
spend Lista os custos ACITS UNIX até à data;
time Mede o tempo de execução de programas;
uptime Diz-nos há quanto tempo o sistema está funcional, quando foi ligado e o seu uptime;
w Mostra-nos quem está no sistema ou que comando cada job está a executar;
who Mostra-nos quem está logado no sistema;
whois Serviço de diretório de domínios da Internet, permite-nos saber informações sobre determinados domínios na Internet, quando um domínio foi registado, quando expira, etc;
whoami Diz-nos quem é o dono da Shell.

Comandos de Processamento de Texto

abiword Processador de Texto Open Source;
addbib Cria ou modifica bases de dados bibliográficas;
col → Reverte o filtro a line feeds;
diction Identifica sentenças com palavras;
diffmk Marca diferenças entre ficheiros;
dvips Converte ficheiros TeX DVI em ficheiros PostScript;
explain Explica frases encontradas pelo programa diction;
grap Preprocessador pic para desenhar gráficos, usado em tarefas elementares de análises de dados;
hyphen Encontra palavras com hífenes;
ispell Verifica a ortografia de forma interactiva;
latex Formata texto em LaTeX, que é baseado no TeX;
pdfelatex → Para documentos LaTeX em formato pdf;
latex2html Converter LaTeX para HTML;
lookbib Encontra referências bibliográficas;
macref Cria uma referência cruzada listando ficheiros de macros nroff/troff;
ndx Cria uma página de indexação para um documento;
neqn Formata matemáticas com nroff;
nroff → Formata texto para exibição simples;
pic Produz simples imagens para troff input;
psdit Filtra um output troff para a Apple LaserWriter;
ptx Cria uma indexação permutada mas não em CCWF;
refer Insere referências de bases de dados bibliográficas;
roffbib Faz o run off de uma base de dados bibliográfica;
sortbib Ordena uma base de dados bibliográfica;
spell Encontra erros de ortografia;
style Analisa as características superficiais de um documento;
tbl → Formata tabelas para nroff/troff;
tex Formata texto;
tpic Converte ficheiros pic source em comandos TeX;
wget Permite-nos fazer o download completo de páginas web, com todos os ficheiros, de forma fácil e não interativa, sem exigir por isso presença do utilizador, respeitando também o ficheiro robots.txt.

Web

html2ps Conversor de html para os;
latex2html Conversor de LaTeX para HTML;
lynx Navegador web baseado em modo de texto, ou seja, é um web browser que nos permite abrir todo o tipo de páginas visualizando apenas os textos e links, não vendo assim as imagens, e sendo por isso bastante rápido, mas requere prática para ser manuseado;
netscape Navegador web da Netscape;
sitecopy Aplicação que nos permite manter facil e remotamente web sites;
weblint Verificador de sintaxes e de estilos HTML.

Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou aplicativos instalados nas áreas de atuação. Esse tópico nada mais é do que uma orientação sobre os aplicativos que você usará para exercer o seu trabalho. Os procedimentos de rotina no uso de qualquer software são:

- Inicialização correta do programa
- Manutenção da segurança
- Utilização única e exclusiva para a atividade de trabalho
- Conhecimento operacional satisfatório para seu uso

Os procedimentos operacionais também visam a melhoria do trabalho realizado e para isso contamos com o PDCA. O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
Os passos são os seguintes:

* Plan (planejamento) : estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.
* Do (execução) : realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.
* Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista.
* Action (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

Ciclo PDCA e as metas

Há dois tipos de metas:

* Metas para manter;
* Metas para melhorar;

Metas para manter

Exemplos de metas para manter: Atender ao telefone sempre antes do terceiro sinal. Estas metas podem também ser chamadas de "metas padrão". Teríamos, então, qualidade padrão, custo padrão, prazo padrão, etc. O plano para se atingir a meta padrão é o Procedimento Operacional Padrão (POP). O conjunto de procedimentos operacionais padrão é o próprio planejamento operacional da empresa.
O PDCA utilizado para atingir metas padrão, ou para manter os resultados num certo nível desejado, pode então ser chamado de SDCA (S de standard)..

Metas para melhorar

Exemplos de metas para melhorar: Reduzir o desperdício de 100 unidades para 90 unidades em um mês ou aumentar a produtividade em 15% até dezembro. De modo a atingir novas metas ou novos resultados, a "maneira de trabalhar" deve ser modificada; por exemplo, uma ação possível seria modificar os Procedimentos Operacionais Padrão. No uso de sistemas operacionais, podemos citar por exemplo a diminuição de horas no uso do computador, uso de responder para comunicação interna dos funcionários, geração de planilhas online com as relações de pesos e medidas, dentre outras situações normais de seu futuro novo ambiente de trabalho! MSOffice 2003/2007 X BrOffice.org 3.2

Primeiro vamos lembrar que:

Microsoft Office diz respeito a uma coletânea de programas que são: Word (editor de texto), Excel (planilhas), Power Point (apresentação por slides) e, entre outros, Access (banco de dados). São programas do tipo shareware, ou seja, exigem uma licença para seu uso.
BrOffice.Org diz respeito a uma coletânea de programas que são: Writer (editor de texto), Calc (planilhas), Impress (apresentação por slides) e, entre outros, Base (banco de dados). São programas do tipo OpenSource (software livre). Destaca-se por ter seu código fonte aberto (linhas de comando, ou seja, como é feito o programa disponível a todos que desejam). Não é necessário registro e pode ser baixado gratuitamente no site http://www.openoffice.org.br/
O nosso foco principal será mostrar as diferenças mais relevantes para as provas entre os programas Word x Writer e Excel x Calc

Microsoft Word x BrOficce Writer

WORD WRITER
Formatos de Documentos Compatíveis: doc, dot, htm, html, rtf, txt, doc, dot, htm, html, rtf, txt, odt, ott.
Função para Exportar para PDF: No Word não possui esta função, porém, é possível agregar por meio de outros softwares. No Writer já possui esta função de forma nativa.
Compatibilidade: o Word apenas consegue ler e salvar documentos em seus formatos padrões. O Writer consegue ler e salvar documentos nos formatos usados pelo Office.

MICROSOFT WORD

O Microsoft Word é um aplicativo destinado à edição de textos com recursos avançados, que permite a fácil integração com outros softwares do Pacote de Aplicativos da Microsoft Office, como o Excel, Power Point, Access, Outlook, etc., permitindo a criação de arquivos de textos simples até páginas web, além de inserir imagens, vídeos, desenhos, formatar fontes e cores, inserir tabelas e hiperlinks.

EXTENSÕES

O Word abre e cria documentos em diversos formatos/Extensões. Vejamos alguns formatos suportados por este aplicativo.

.DOC = Formato padrão de documentos do Word
.DOT = Modelo de Documento do Word
.HTM/HTML = Modelo de documento para Web
.XML = Arquivos XML
.RTF = Modelo de Documento do WordPAD
.TXT = Documento de Bloco de Notas (Notepad)

Obs.: O Word não abre e também não salva documentos no formato PDF, do padrão do Adobe Reader.

Barra de Ferramentas Padrão

Novo – Inicia um novo documento em branco
Abrir – Abre um documento existente
Salvar – Permite salvar um documento em edição
Permissão (Irrestrito) – Permite proteger os direitos autorais do documento em edição
Imprimir – Envia diretamente o documento em edição para a impressora
Visualizar Impressão – Permite a visualização do documento antes da impressão
Ortografia e Gramática – Realiza a busca por erros de grafia e gramática no documento em edição
Pesquisar – Permite pesquisa de termos sinônimos ou em outro idiomas.
Recortar
Copiar
Colar
Pincel – Permite copiar a formatação usada em uma palavra/texto e colar em outra palavra/texto
Desfazer Ações
Refazer Ações
Inserir Hiperlinks
Tabelas e Bordas
Inserir Tabela
Inserir Planilha do Excel
Colunas Formatar Documento para
Duas ou Mais colunas
Desenho – Exibe / Oculta a barra de ferramentas Desenho
Estrutura do Documento
Mostrar / Ocultar caracteres não imprimíveis
ZOOM - Aumentar / Diminuir
Zoom da Área de Trabalho do Word

Ajuda do Word

LER – Permite o usuário visualizar o documento como se fosse um livro.
Barra de Ferramentas Formatação
Estilos e Formatação – Exibe a coluna de Estilos
Caixa de Estilos e Formatação
Caixa de Fontes
Caixa Tamanho da Fonte
Negrito
Itálico
Sublinhado
Alinhar texto à Esquerda
Centralizar Texto
Alinhar texto à Direita
Justificar Texto – Alinhar simultaneamente à direita e a Esquerda
Espaçamento entre linhas
Numeração
Marcadores
Diminuir Recuo
Aumentar Recuo
Bordas
Realçar
Cor da Fonte

BARRA DE MENUS

Na Barra de Menus do Word, encontramos diversos comandos utilizados na formatação, configuração e edição de um documento do Word. Vejamos algumas opções encontradas:

MENU ARQUIVO

Através do Menu Arquivo, por exemplo, é possível abrir um documento existente, iniciar um novo documento, salvar um documento em edição, imprimir e visualizar os últimos documentos abertos no Word. É possível também realizar pesquisas de arquivos compatíveis com o Word.

MENU EDITAR
MENU EXIBIR
MENU INSERIR
MENU FORMATAR
MENU FERRAMENTAS
MENU TABELA
MENU JANELA
MENU AJUDA
RÉGUA DO WORD

Através da Régua Horizontal podemos ajustar as margens direita e esquerda e as Margens Superior e Inferior por meio da Régua Vertical do Word.

BARRA DE ROLAGEM

Além de ter a função de movimentar a tela ou área de trabalho do Word, na barra de rolagem podemos encontrar diversas funções. Através do botão “Selecionar Objeto de Procura” é possível localizar um página, texto, expressão, tabela, figura, objeto que estão dentro do documento em edição.

LOCALIZAR E SUBSTITUIR

Para Localizar uma palavra ou expressão dentro de um documento, você poderá faze-lo utilizando a tecla de atalho CTRL + L, para Substituir CTRL+U e para Ir Para outra página CTRL+Y ou acessar estas mesmas opções por meio do menu Editar.

SELECIONANDO TEXTO COM O TECLADO

Você pode facilmente selecionar uma linha, uma palavra ou o texto inteiro por meio de comandos realizados com auxílio do Teclado. Vejamos alguns exemplos:

TECLAS POSIÇÃO DO CURSOR

Shift + r Seleciona um caractere à direita, um a um
Shift + r Seleciona caractere à esquerda, um a um
Shift + Seleciona para as linhas abaixo, selecionando, ao mesmo tempo, tudo o que estiver à direita do posicionamento do cursor e à esquerda da última linha.
Shift + Seleciona para as linhas acima, selecionando, ao mesmo tempo, tudo o que estiver à esquerda do posicionamento do cursor e à direita da primeira linha.
“Ctrl” + “Shift” + “” Seleciona palavra à direita.
“Ctrl” + “Shift” + “” Seleciona palavra à esquerda.
“Ctrl” + “Shift” + “” Seleciona parágrafo abaixo.
“Ctrl” + “Shift” + “” Seleciona parágrafo acima.
“Shift” + “End” Seleciona até o fim da linha.
“Shift” + “Home” Seleciona até o início da linha
“Shift” + “Page Up” Seleciona página acima
“Shift” + “Page Down” Seleciona página abaixo.
“Ctrl” + “T” Seleciona todo o texto.
“F8” (duas vezes) Seleciona palavra atual.
“F8” (três vezes) Seleciona a linha atual.
“F8” (quatro vezes) Seleciona o parágrafo atual.
“F8” (cinco vezes) Seleciona todos o texto.

SELECIONANDO TEXTO COM O MOUSE

Para selecionarmos uma palavra é suficiente aplicar um Clique Duplo sobre a palavra que se deseja selecionar. Para selecionar um parágrafo, é suficiente aplicar um Clique Triplo sobre qualquer palavra do parágrafo desejado. Você ainda pode usar teclas auxiliares para selecionar parcialmente um parágrafo ou uma palavra. As teclas auxiliares são: CTRL, SHIFT e ALT.

FORMATANDO TEXTOS

Caso desejarmos alterar o formato dos caracteres e suas respectivas cores, seja parcialmente ou total de um texto, devemos selecionar o trecho ou a palavra que iremos “formatar” antes de qualquer ação. Para alterar a cor da fonte, além dos comandos encontramos na Barra de Ferramentas de Formatação, temos também a janela abaixo:
Você pode aplicar outros formatos de fontes (letras), espaçamento de caracteres e efeitos animados no texto.

MARCADORES E NUMERAÇÃO

Na janela Marcadores e Numeração podemos enumerar (Numeração) ou ordenar (Marcadores) uma lista no texto em edição ou ainda podemos personalizar utilizando o botão Personalizar.... É possível utilizar esta ferramenta antes de iniciarmos a digitação de um texto ou após. Para atribuir estes formatos o texto ou parágrafo deverá ser selecionado.

CONFIGURAÇÃO & IMPRESSÃO

Antes de fazermos um documento devemos realizar configurações para que o texto não esteja desalinhado e não ocorra problemas durante a impressão deste documento. Para configurar as margens, o papel que será usado na impressão e o Layout do documento, temos acima a janela Configurar Página que encontramos no Menu Arquivo > Configurar Página. As configurações feitas por meio desta janela, poderão ser aplicadas em todo o documento ou em apenas uma seção deste mesmo documento.

IMPRIMIR

O caminho para realizar a impressão de um texto é através do Menu arquivo > imprimir... ou também podemos utilizar a tecla de atalho CTRL + P, ou na barra de ferramentas padrão acionarmos o botão. Nas duas primeiras alternativas, a janela de configuração de impressão é aberta antes da impressão do documento. Vejamos abaixo:

CABEÇALHO E RODAPÉ

São recursos de extrema importância para a criação de livros, revistas, jornais ou documentos com mais de uma página. Para criarmos cabeçalhos e rodapé basta selecionarmos no menu “Exibir” a opção “Cabeçalho e rodapé”.

Barra de Ferramentas – Cabeçalho e Rodapé

1. Insere textos prontos (leia mais em “comandos automáticos” e “auto-textos”)
2. Insere número de página
3. Insere número total de página
4. Formatar número das páginas
5. Insere data e atualiza automaticamente
6. Insere hora e atualiza automaticamente
7. Exibe a caixa de diálogo de configuração de página
8. Mostra / oculta texto do documento
9. Vincula ao anterior (mesmo que a seção anterior – leia mais em “seções”)
10. Alterna entre cabeçalho e rodapé
11. Mostra cabeçalho ou rodapé da seção anterior
12. Mostra cabeçalho ou rodapé da próxima seção
13. Fecha cabeçalho e rodapé e volta para área de trabalho do Word.

COLUNAS

Podemos dividir o texto em colunas (com em jornais e revistas) é muito simples e pode ser realizado através do menu “Formatar” e da opção “Colunas...” ou ainda utilizando o ícone atalho da barra de ferramentas padrão . podemos criar até seis colunas automáticas.

NUMERAÇÃO DE PÁGINAS

A numeração de página permite o usuário identificar facilmente as páginas de um documento que está sendo editado sem ter que usar o recurso cabeçalho e rodapé. Para inserir números de páginas em um documento do Word é suficiente acessar o Menu Inserir > Números de Páginas. Você ainda pode escolher a posição onde a numeração deverá ficar na página do documento.

INSERIR TABELA

Durante a criação de um documento, poderemos inserir uma tabela com diversas células que poderão ser preenchidas por u texto, figura ou gráfico. Para isso, basta acessar o menu Tabela ou pressionar o botão na barra de ferramentas padrão.

WORDART

É um recurso do pacote Microsoft Office que permite a criação de um texto baseado em um formato predefinido pelo programa. A figura abaixo mostra a galeria de opções do WordArt.

INSERIR IMAGEM

Para inserir uma imagem no Word, você poderá acessar através do menu Inserir > Imagem e escolher uma das opções abaixo.

Inserir ClipArt
Inserir Imagem do Arquivo
Inserir AutoFormas
WordArt
Gráfico

TECLAS DE ATALHO
Abrir - CTRL + A 
Abrir o dicionário de sinônimos - SHIFT + F7 
Alterar maiúsculas e minúsculas - SHIFT + F3
Colar - CTRL + V
Copiar - CTRL + C
Cortar -  CTRL + X
Desfazer - CTRL + Z
Excluir uma palavra - CTRL + BACKSPACE
Imprimir - CTRL + P
Inserir um hiperlink - CTRL + K
 Ir para o fim do documento - CTRL + EM 
Ir para o início do documento - CTRL + HOME
Itálico - CTRL + I
Localizar e substituir - CTRL + L ou U
Negrito - CTRL + N
Repetir a última ação - F4
Salvar - CTRL + B
Selecionar até o fim do documento - CTRL + SHIFT + END
Selecionar até o início do documento - CTRL + SHIFT + HOME
Selecionar tudo - CTRL + T
Vai para início da página seguinte - ALT + CTRL + Y
Abre caixa de formatação de tipo de letra - CTRL + D

O Formato padrão de documentos do BrOffice Writer é ODT. Este formato é usado pelos aplicativos do BrOffice, porém não podem ser editados ou alterados pelos os aplicativos do Microsoft Office por não ser um formato nativo do pacote Office. O BrOffice Writer consegue exportar e salvar documentos do formatos DOC, DOCX, HTM, HTML, PDF... e outros.

Barra de Ferramentas PADRÃO
Criar Novo Documento
Abrir documento Existente
Salvar Documento em edição
Enviar Documento como E-mail
Exportar documento para o PDF
Imprimir documento em edição
Visualizar Página
Verificação Ortográfica
AutoVerificação Ortográfica
Recortar
Copiar
Colar
Pincel de Estilo
Desfazer Ações
Refazer Ações
Hiperlink
Tabela
Mostrar Funções de Desenho
Localizar e Substituir
Navegador
Galeria
Fontes de Dados
Caracteres não-imprimiveis
ZOOM
Ajuda Br.Office.org
Barra de Ferramentas FORMATAÇÃO
Estilos e Formatação
Estilos
Fontes
Tamanho das Fontes
Negrito
Itálico
Sublinhado
Alinhamento a
Esquerda
Centralizar
Alinhamento à direita
Justificar
Numeração
Marcadores
Diminuir Recuo
Aumentar Recuo
Cor da Fonte
Realçar
Cor do Plano de Fundo
Funções da Barra de Rolagem
As funções disponíveis na barra de rolagem do Br.Office Writer são:
(Da esquerda para a direita/De cima para baixo)
Tabela, Quadro de Texto, Figuras, Objeto OLE, Página, Títulos, Lembrete, Desenho, Controle, Página
Anterior, Seção, Marcador, Seleção, Nota de Rodapé, Nota, Repetir Pesquisa, Entrada de Índice, Fórmula de
Tabela, Fórmula de Tabela incorreta e Próxima Página

BARRA DE STATUS

Na barra de status, como podemos observar na figura acima, encontramos uma opção que permite alterar o estilo de cada página em edição em um documento do BrOffice Writer. Na Figura abaixo, observamos outras opções entre elas opção ZOOM que surge quanto efetuamos um duplo clique sobre o número 100% que está na barra de status.

BARRA DE MENUS

DICAS DO BROFFICE WRITER

1 – O Writer muda de linha automaticamente quando o texto digitado atinge o limite da linha. A tecla Enter deve ser pressionada somente se houver o desejo de criar um novo parágrafo.
2 – A Barra de Status, na parte inferior da janela, mostra o número da página atual, o estilo de página, o total de páginas, a hora e outras informações.
3 – Para ocultar rapidamente todos os elementos da janela, deixando todo o espaço para a visualização do documento, basta escolher Tela Inteira no menu Exibir ou pressionar as teclas de atalho Ctrl+Shift+J. Para restaurar a janela original, deve-se clicar sobre o botão Tela Inteira ou pressionar novamente as teclas de atalho Ctrl+Shift+J.
4 – Para ativar modo de sobrescrever, basta clicar sobre a palavra Inserir na Barra de Status. Aparecerá então a palavra Acima, indicando o novo modo. Para voltar ao modo inserir, basta clicar sobre a palavra Acima.
5 – Para substituir rapidamente o texto, basta selecioná-lo e digitar sobre a área selecionada.
6 – Para selecionar o documento inteiro, basta pressionar Ctrl+T.
7 – Para abrir rapidamente um dos últimos documentos utilizados, basta escolhê-lo usando o menu Arquivo/Documentos recentes.
8 – Para fechar o programa e todos os documentos abertos, basta clicar no comando Sair do menu Arquivo ou pressionar Ctrl+Q. Antes, porém, o Writer solicita que o usuário salve suas alterações.
9 – Para aplicar negrito, itálico ou sublinhado a uma palavra não é necessário selecioná-la; basta que o cursor esteja posicionado sobre a mesma.
10 – Lembre-se de que para aplicar formatação a um único parágrafo, basta posicionar o cursor em qualquer ponto deste. Caso se queira formatar mais de um parágrafo, é necessário selecioná-los primeiramente.
11 – Para editar um documento enquanto a caixa de diálogo do comando Localizar e Substituir estiver visível, basta clicar na área de edição do documento e alterar o texto. Para continuar a localização,deve-se clicar em um dos botões da caixa de diálogo.
12 – Estando marcada a opção Correção Ortográfica Automática, para verificar rapidamente a ortografia de uma palavra sublinhada, basta clicar sobre ela com o botão direito do mouse.
13 – Se o Verificador Ortográfico questionar uma palavra grafada corretamente, para evitar que o Writer a questione novamente, basta escolher o botão Adicionar na caixa de diálogo do comando Correção Ortográfica e incluir assim a palavra no dicionário.
14 – A opção Dica do menu Ferramentas/Opções somente funcionará quando a opção Ativar Ajuda estiver desativada. Quando ativada esta opção, basta posicionar o cursor sobre o ícone para que um breve resumo seja apresentado.
15 – Para auto formatar uma tabela após a mesma ser inserida, é necessário selecioná-la e utilizar o comando Tabela/AutoFormatar, presente na barra de menu.
16 – Para que o comando Tabelas/Converter/De texto para tabela, que transforma o texto em uma tabela, fique disponível, é necessário primeiramente selecionar o texto.
17 – O atalho das teclas Ctrl+T funciona de acordo com o contexto, podendo selecionar uma célula, uma tabela ou mesmo todo o texto.
18 – O funcionamento do botão direito do mouse é sensível ao contexto. Assim, as opções sempre farão referência ao serviço executado naquele momento.
19 – Ao utilizar o comando Inserir/Campos/Número da Página, o número da página será impresso na posição em que o cursor estiver posicionado.
20 – O número de página somente aparecerá em todas as páginas quando inserido dentro do Rodapé ou do Cabeçalho. O mesmo ocorrerá com o título.
21 – Em Galeria é possível acrescentar novos temas com os tipos de imagens mais utilizados, como JPEG, TIFF, TGA, BMP, e GIF, entre outros. Também é possível acrescentar arquivos de som como WAV e AU, além de filmes.
22 – É possível inserir uma quebra de página com as teclas de atalho Ctrl+Enter, e uma quebra de linha com Shift+Enter.
23 – Aplicando Autotexto o usuário ganha agilidade na criação do seu texto.
24 – É possível criar um Autotexto com uma assinatura digitalizada.
25 – Para capitular uma letra ou mais, basta entrar na guia Capitular do comando Formato/Parágrafo e definir as configurações.
26 – É comum capitular uma letra quando se começa uma nova matéria jornalística, um novo capítulo ou quando se escreve histórias infantis. (FONTE dicas: www.broffice.org)

GALERIA DE IMAGENS

A partir do menu Ferramentas temos acesso a sub-opção exibida abaixo, que permite o usuário adicionar cliparts e imagens aos seus documentos.

SEGURANÇA

Você pode salvar um documento e atribuir uma senha para impedir que pessoas não-autorizadas modifiquem o texto criado por você. Para que isto seja feito, basta selecionar o opção que se encontra na Janela “Salvar Como” do Br.office Writer. Veja abaixo:

Microsoft Excel e Broffice.org Calc


Formatos de Documentos Compatíveis: a) no Excel: xls, xml, dbf, csv, HTML; b) no Calc:  xls, xml, dbf, csv, HTML, ods, ots.
Função para Exportar para PDF: O Excel não possui esta função, porém, é possível agregar por meio de outros softwares. O Calc já possui esta função de forma nativa.
Quantidade de Linhas x Colunas: Linhas: No Excel - 65.536 linhas e 256 colunas; No Calc - 65.536 linhas e 1024 colunas.
As Planilhas Eletrônicas são utilizadas para criação de gráficos, cálculos financeiros e matemáticos, criação de listas, entre outras diversas finalidades. Podemos dividir este programas em algumas partes como: PASTAS: Janela onde estão localizadas as planilhas que serão utilizadas; PLANILHAS: Local onde estão as células, onde os dados serão digitados; CÉLULAS: Onde os dados são digitados pelo usuário. As mesmas podem ser mescladas.

Barra de Ferramentas PADRÃO

Contém os ícones daqueles comandos que são freqüentemente usados. Podem ser utilizados em lugar dos comandos dos menus.

Nova Pasta cria uma nova pasta de trabalho;
Abrir abre uma pasta de trabalho existente;
Salvar salva a planilha da janela ativa;
Imprimir imprime a planilha ou gráfico da janela ativa;
Visualizar inicia visualização prévia de impressão da planilha ativa;
Verificar Ortografia inicia a verificação ortográfica da planilha ativa;
Recortar remove a área selecionada e a insere na Área de Transferência;
Copiar copia a área selecionada e a insere na Área de Transferência;
Colar insere o conteúdo que fora recortado ou copiado para a Área de Transferência na seleção;
Pincel copia o formato das células selecionadas;
Desfazer desfaz as últimas ações ou comandos;
Repetir repete a última ação ou comando;
Inserir Hyperlink efetua vínculos com endereço URL (Internet);

Barra de Ferramentas WEB

Contém ícones para abrir, pesquisar e procurar em qualquer documento, inclusive páginas na WEB.

AutoSoma aciona automaticamente a função SOMA. Se houver dados numéricos acima ou à esquerda, irá sugerir o intervalo de células a serem somadas;
Classificação Crescente ordena a lista selecionada do menor para o maior valor, usando a coluna que contém a célula ativa;
Classificação Decrescente ordena a lista selecionada do maior para o menor, usando a coluna que contém a célula ativa;
Assistente de Gráfico tutorial para auxiliar a criação de um gráfico;
Mapa cria um mapa com recursos geográficos e dados associados;
Desenho exibe a barra de ferramentas de Desenho;
Controle de Zoom amplia ou reduz a visualização da planilha;
Assistente do Office para auxiliar no esclarecimento de dúvidas sobre as ações e comandos do Excel.

Barra de Formatação

Assim como a Barra de Ferramentas, contém os ícones daqueles comandos que são freqüentemente usados, podendo ser utilizados em lugar dos comandos dos menus.

Fonte exibe a lista de fontes disponíveis;
Tamanho da fonte exibe a lista de tamanhos de fontes;
Negrito transforma o trecho selecionado em negrito;
Itálico transforma o trecho selecionado em itálico;
Sublinhado sublinha o trecho selecionado;
Alinhamento à esquerda alinha à esquerda os caracteres da seleção;
Alinhamento centralizado centraliza os caracteres da seleção;
Alinhamento à direita alinha à direita os caracteres da seleção;
Mesclar e centralizar mescla e centraliza colunas;
Formato de Moeda formata a seleção como R$###.###,##;
Formato de porcentagem formata a seleção como ## % (sem casas decimais);
Separador de milhares formata a seleção como ###.###,## (com duas casas decimais);
Aumentar casas decimais aumenta em uma unidade as casas decimais da seleção;
Diminuir casas decimais diminui uma casa decimal na seleção;
Diminuir recuo diminui a distância entre o texto e a margem esquerda da planilha;
Aumentar recuo aumenta a distância entre o texto e a margem esquerda da planilha;
Bordas aplica o tipo escolhido ao redor da área selecionada da planilha;
Cor do Preenchimento aplica a cor escolhida ao fundo da seleção;
Cor da Fonte aplica a cor escolhida ao conteúdo da  seleção.

INICIANDO UMA PLANILHA

Ao iniciamos o Excel percebemos que sua área de trabalho nos sugere uma planilha, que é identificada por letras na parte superior, fazendo referência às colunas e por números no lado esquerdo da tela como referência às linhas. Cada célula será identificada pelo cruzamento destas letras e números, como, por exemplo, A10, B12, G2, F1 etc.
Podemos saltar de uma planilha para outra utilizando a Tecla TAB do teclado ou através da Tecla F5 que aparecerá a janela abaixo:

SALVANDO UMA PASTA

Podemos salvar uma pasta do Excel através do Menu Arquivo, escolhendo as opções: Salvar e Salvar como... ou através do botão encontrado na barra de ferramentas padrão do Excel. Também temos a opção de tecla de Atalho: (CTRL+B para Salvar) e (F12 para Salvar como...)

LOCALIZAR OU SUBSTITUIR

Para substituir ou pesquisar dados na planilha é suficiente pressionarmos a tecla CTRL + L.

INTERVALO

É uma região da planilha que é representada pelo endereço da primeira célula (canto superior esquerdo), dois pontos (:) e o endereço da última célula (canto inferior direito). Usamos os intervalos para calcular uma seqüência de células sem precisar digitar repetidamente. Exemplo. Caso desejamos somar os números das seguintes células: A1, A2, A3, A4, A5, A6 e A7, podemos resumidamente digitar a fórmula: =soma(A1:A7).
Para somar número em intervalos, podemos realizar a seguinte ação: =soma(A1;A4;A7). Assim, estaremos somando apenas os números das células A1, A4 e A7.
( : ) Dois pontos = Indica intervalo e lemos “ATÉ”.
( ; ) Ponto-e-Vírgula = Intervalos separados. Lemos “E”

ARRASTANDO / MOVENDO UMA CÉLULA

Movimentamos uma célula e seu conteúdo e arrastamos em outra posição através da figura exibida ao lado. Uma célula também pode ser movida para outra planilha ou até outra pasta do Excel.

DIGITANDO DADOS NAS CÉLULAS

Textos: É interpretado como texto toda a informação que se inicia com uma letra ficando alinhados à esquerda. Utilizamos o texto em títulos e definições.

Números: É interpretado como número todo dado precedido pelos seguintes caracteres: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 + menos, abre e fecha parênteses, / $ %. Utilizamos os números para cálculos. Os valores numéricos sempre são alinhados à direita e podem assumir vários formatos como: número fixo de casas decimais, percentual entre outros.

Fórmulas: são compostas por números, operadores matemáticos, referências de células etc.

Funções: são as fórmulas criadas pelo Excel. Existem funções estatísticas, matemáticas, financeiras etc.

BARRA DE FÓRMULAS

Na Barra de Fórmulas estão os dados que digitamos dentro das células. Portanto, quando há a necessidade alterar estes dados, podemos fazê-lo efetuando um duplo clique sobre a célula desejada, ou clicando na barra de fórmulas. Encontramos na barra de fórmula o botão de Inserir Funções.

OPERAÇÕES BÁSICAS

As Fórmulas do Excel são iniciadas através sinal igual (=) seguido dos elementos que serão calculados. Exemplo: =5+2*3. O resultado é 11.
O Excel calcula os elementos da Esquerda para a direita, obedecendo os seguintes critérios:

1º Parênteses ( )
2º Expoentes ^
3º Multiplicação e/ou Divisão
4º Soma e/ou Subtração

Uma fórmula também pode conter uma célula referenciada, exemplo: =A2+B3*C4

SÍMBOLOS UTILIZADOS

MATEMÁTICOS LÓGICOS

^ Exponenciação = Igual
- Subtração < Menor que
+ Adição > Maior que
* Multiplicação <= Menor ou igual a
/ Divisão >= Maior ou igual a
<> Diferente

Estes elementos são usados para especificar a operação que irá ser utilizada. Exemplo: =10^2*25% (eleva 10 ao quadrado e multiplica o resultado por 0,25).

OPERADORES DE COMPARAÇÃO

São utilizados para realizar a comparação do conteúdo de uma célula com outra. A comparação produz um valor lógico que será: Verdadeiro ou Falso. Ex.: =A2<=F6

OUTRAS FUNÇÕES DO EXCEL

MAIOR = MAIOR(B3:C3;2) O resultado será o 2º maior. O 2 na fórmula é um parâmetro obrigatório;
MENOR = MENOR (B3:C3;2) Mostrará o 2º menor número do intervalo;
MÁXIMO = MÁXIMO (A1:A4) Calcula o maior valor dentro de um intervalo;
MÍNIMO = MINIMO (A1:A4) Calcula o menor valor dentro de um intervalo;
DESCONTO = B3 (B3*20%) Aplica um desconto à um valor especificado;
MÉDIA = MÉDIA (A1:A7) Calcula a Média entre os intervalos referenciados;
PORCENTAGEM = (B3*25%) Retira o valor em porcentagem de um valor qualquer;
SUBTRAÇÃO = (B3-C3-D3) Subtrai quantos valores forem necessários;
MULTIPLICAÇÃO = (B3*C3) Multiplica apenas dois valores;
DIVISÃO = (B3/C3) Divide quantos valores forem necessários;
MODA = MODO (B3:C3) Busca por valores repetidos e o exibe na célula;
MOD = MOD (B3;7) Realiza uma divisão, porém o resultado será o resto;
FUNÇÃO CONT.SE Basicamente, usamos a função cont.se para contar o número de células que possui o conteúdo especificado na fórmula. Exemplo: =cont.se(A1:A3;"amor"). Nesta fórmula, a função calcula o número de células entre os intervalos A1 até A3 que contém a palavra Amor. O resultado será: 2;
FUNÇÃO SE( ) Diferentemente da função cont.se, a função lógica SE calcula um conjunto de células a fim de detectar se o conteúdo de uma célula é maior, menor, igual ou diferente de outra. Vamos analisar o exemplo abaixo: A fórmula: =se(A1<SOMA(B1;B2); "APROVADO "; "REPROVADO"). A sintaxe da fómula é: =se(teste_lógico;Valor_se_verdadeiro;valor_se_falso). Então: Se o valor da célula A1 for menor que o valor da soma das células B1 e B2, o resultado final será Aprovado. Caso contrário será Reprovado;
FUNÇÃO SOMASE A Função SOMASE adiciona as células especificadas por um determinado critério. Exemplo: =SOMASE(A1:A3;"aprovado";B1:B3);
AUTO-PREENCHIMENTO Este recurso é de grande utilidade no Excel, pois permite a continuação de dados digitação sem a necessidade de repetição dos mesmos. A ferramenta de “Auto-Preenchimento” está na alça da célula.

Vejamos agora alguns exemplos de auto-preenchimento:

AUTO-PREENCHIMENTO EM FUNÇÕES Fazemos a soma da primeira linha (Linha 3), clicamos e arrastamos a alça para baixo;
SIGNIFICADO DOS ERROS DE DADOS ##### A coluna não é larga o suficiente para exibir o conteúdo. Aumente a largura da coluna, diminua o conteúdo para ajustá-lo à coluna ou aplique um formato numérico diferente;
#REF! Uma referência de célula não é válida. Células podem ter sido excluídas ou sobrepostas;
#NOME? Você pode ter digitado o nome de uma função incorretamente;
#DIV/0! Está dividindo um número por zero;
#VALOR! Introduziu uma fórmula matemática e está usando um operando que é texto, ou está a indicando um intervalo de células quando é esperado um valor único;
#N/D Não está disponível a informação para o cálculo que quer executar
#NÚM! Está utilizando um argumento que não é valido para a função, ou a função que está usando não encontrou resultado nenhum, ou introduziu uma fórmula cujo o resultado é demasiado pequeno ou demasiado grande para ser representado na folha de cálculo;
#NULO! Utilização de um operador de intervalos ou de uma referência de célula incorretos. Por exemplo na intersecção de intervalos quando não há células comuns.

PLANILHAS DO EXCEL

Normalmente quando iniciamos uma pasta nova do Excel, esta pasta já possui 3 planilhas. Você pode ter quantas planilhas puder. Quanto mais planilhas, mais memória RAM você irá precisar. É possível portanto, mudar o nome da planilha e inserir novas planilhas pressionando o botão direito do mouse sobre qualquer uma delas e escolher as opções abaixo:
Podemos efetuar a soma dos valores que estão em planilhas diferentes. Exemplo: Selecione a planilha e após a célula que irá receber o valor; Digite: =Plan1!A10+Plan2!B20+Plan4!A15
Esta fórmula irá somar a célula A10 da planilha 1 com a célula B20 da planilha 2 e também com a célula A15 da planilha 4. Se você renomear as planilhas, a fórmula deverá conter os nomes corretos das planilhas.
Veja o exemplo. =ContasReceber!A10-ContasPagar!B20. Esta fórmula irá subtrair o valor da célula A10 da planilha “ContasReceber” com o valor da célula B20 da planilha “ContasPagar”.

AUTO-FORMATAÇÃO

A Auto-Formação é um recurso do Excel que permite a criação automática de modelos prontos de células para agilizar o desenvolvimento da estética de uma planilha.

CÉLULAS RELATIVAS E ABSOLUTAS

Relativa: Cada referência de célula relativa em uma fórmula é automaticamente alterada quando essa fórmula é copiada verticalmente em uma coluna ou transversalmente em uma linha. Ex.: =C4*$D$9 é copiada de uma linha para a outra, as referências de célula relativas são alteradas de C4 para C5 e para C6.

Absoluta: Uma referência de célula absoluta é fixa. Referências absolutas não serão alteradas se você copiar uma fórmula de uma célula para a outra. Referências absolutas apresentam cifrões ($) como este: $D$9. Como mostra a imagem, quando a fórmula =C4*$D$9 é copiada de uma linha para a outra, a referência de célula absoluta permanece como $D$9.

Mista: Uma referência de célula mista possui uma coluna absoluta e uma linha relativa ou uma linha absoluta e uma coluna relativa. Por exemplo, $A1 é uma referência absoluta para a coluna A e uma referência relativa para a linha 1. À medida que uma referência mista é copiada de uma célula para a outra, a referência absoluta permanece a mesma, mas a referência relativa é alterada. A figura a seguir mostra um exemplo de fórmulas usando referências constantes e variáveis (absoluta, relativa e mista).

CRIANDO UM GRÁFICO

Podemos criar um gráfico no Excel da seguinte maneira: Selecionando primeiro os dados que farão parte do gráfico ou iniciar o “Assistente de Criação de Gráfico” por meio do botão e depois selecionar os dados do Gráfico.

PASSOS PARA CRIAÇÃO DO GRÁFICO

1º Passo: Tipos de Gráfico
2º Passo: Dados de Origem
3º Passo: Opções do Gráfico
4º Passo: Escolha do Local onde o gráfica ficará

FILTRO DE DADOS

Este permite que você visualize rapidamente conteúdos de uma planilha e um modo bem rápido prático de defini-los é através do auto-filtro.

AUTO FILTRO

Caso queira fazer a filtragem automática de dados, você poderá utilizar o recurso chamado Auto-Filtro que pode ser encontrado no menu DADOS.

FORMATAÇÃO CONDICIONAL

O Excel possui uma função que permite ao usuário aplicar formatos especiais na planilha, dependendo do seu resultado. Esta função se chama Formatação Condicional. Para adicionar um formato condicional, clique no menu Formatar/Formatação Condicional. A caixa abaixo se abrirá:

PROTEGENDO UMA PLANILHA

Através do menu Ferramentas, encontramos uma opção que permite você proteger uma pasta, planilha ou célula contra formatação ou edição por meio de uma senha, por exemplo.

SALVANDO UMA PLANILHA / PASTA

Através da Janela Salvar Como... é possível salvar a pasta utilizada no excel em outros formatos. Por exemplo: XLS, XML, HTML, HTM, DBF, CSV e outras extensões. Se você quiser salvar as modificações feitas na planilha pelo navegador de Internet, terá de editá-la no Excel usando o botão Exportar para o Excel.

BROFFICE CALC

ODT: Planilha do CALC
OTS: Modelo do CALC
SXC: Planilha do CALC da Versão 1.0
STC: Modelo da versão do CALC 1.0

A quantidade de linhas e colunas é a mesma. 256 Colunas e 65.536 Linhas. A base estrutural é a mesma quanto a identificação de colunas e linhas, Planilhas e Pastas.

Vejamos alguns botões da: Barra de Ferramentas PADRÃO

Criar Novo Documento
Abrir documento Existente
Salvar Documento em edição
Enviar Documento como E-mail
Exportar documento para o PDF
Imprimir documento em edição
Visualizar Página
Verificação Ortográfica
AutoVerificação Ortográfica
Recortar
Copiar
Colar
Pincel de Estilo
Desfazer Ações
Refazer Ações
Hiperlink
Classificar em Ordem Crescente
Classificar em Ordem Decrescente
Gráfico
Mostrar Funções de Desenho
Localizar e Substituir
Navegador
Galeria
Fontes de Dados
ZOOM
Ajuda Br.Office.org
Barra de Ferramentas FORMATAÇÃO
Estilos e Formatação
Estilos
Fontes
Tamanho das Fontes
Negrito
Itálico
Sublinhado
Alinhamento a Esquerda
Centralizar
Alinhamento à direita
Justificar
Mesclar Células
Formato de Número:
Moedas
Formato Porcentagem
Formato: Padrão
Adicionar Casa Decimal
Diminuir Casas Decimai
Diminuir Recuo
Aumentar Recuo
Bordas
Cor da Fonte
Cor do Plano de Fundo

Curiosidades: É possível observar a soma total dos números quando os mesmos estão sendo selecionados na planilha do BrOffice Calc.

INSERIR / EXCLUIR / COPIAR PLANILHAS

Com o botão direito do mouse temos acesso às opções de planilhas abaixo, permitindo inserir, excluir, renomear, mover, copiar e selecionar planilhas.

ASSISTENTE DE GRÁFICOS

Para se criar um gráfico no CALC é necessário selecionar antes os dados que farão parte do gráfico a ser criado.

1º ETAPA: DADOS DO GRÁFICO
2º. ESCOLHA DO TIPO DE GRÁFICO
3º ESCOLHA DE VARIANTE
4º - INFORMAÇÕES DO GRÁFICO

Criando o AutoFiltro

Para se criar o AutoFiltro basta acessa a opção abaixo que poderá ser encontrada a partir do menu do BrOffice Calc

Inserindo figuras, sons e temas

A partir do botão encontrado na Barra de Ferramentas do CALC o usuário poderá acessar recursos como Inserção de Imagens, Temas, Planos de Fundo através das opções abaixo.

ASSISTENTE DE FUNÇÕES

Todas as funções utilizadas no Excel são aceitas e compatíveis com as planilhas do BrOffice Calc. Desde a função =SOMA, =MEDIA, = MAXIMO até as funções mais complexas como =SE, =CONT.SE, =CONT.NUM, =SOMASE, entre outras. Só não podemos esquecer que, alguns símbolos não são aceitos como parte de uma função do Calc. Exemplo: @soma(A1:A2) e +A1+A2 ou –A1+A2 (+, -, @) não podem ser utilizados em suas fórmulas.
Do que é exigido em provas para concursos públicos em Excel, não encontramos muitas diferenças. Vale lembrar apenas que as funções no Calc são em português como no Excel e que o comando Desfazer do Excel permite desfazer apenas as 16 últimas ações. Já o Calc oferece como padrão 100, podendo variar de 1 à 999.
A alça de preenchimento reage um pouco diferente no Calc. Por exemplo, se colocarmos um número qualquer em uma célula e clicarmos e arrastarmos no Calc ele gera uma seqüência numérica. Já no Excel o número é repetido. Internet X Intranet X Extranet: conceitos, modalidades e técnicas de acesso à Internet, browsers, navegação, pesquisa, atalhos de teclado, e-mail, WebMail X Outlook Express X Thunderbird X IncrediMail, funcionalidades, catálogo de endereços, utilização dos recursos.
Existem basicamente dois tipos de redes de computadores. A rede INTERNET e a rede INTRANET. A EXTRANET é o nome dado a um conjunto de Intranets interligadas através da Internet. Internet significa entre-redes, é o conglomerado de redes de computadores formado por todo o mundo, inteligados e que compartilham entre si informações, serviços e recursos por meio de diversos mecanismos de comunicação. Com o surgimento da internet inúmeros serviços online foram criados.
Vejamos alguns:

- Correio Eletrônico que é o serviço mais usado, onde há troca de mensagens eletrônicas entre pessoas do mundo todo. O emissor e o receptor das mensagens devem possuir, cada um, endereço eletrônico (caixa postal), nome@provedor.com.br.
- E-Commerce (Comércio Eletrônico). A praticidade de realizar comprar sem sair de casa, da cidade ou do país é uma realidade cada vez mais comum entre usuários da grande rede mundial. Hoje as lojas virtuais oferecem segurança durante as transações que ocorrem entre compradores e vendedores.
- Serviços de Páginas (Website, Home-Pages). Bibliotecas virtuais, sites de relacionamento, moda, comportamente, faculdades e escolas virtuais, são exemplos de páginas que podem ser encontradas na grande rede mundial.
- Bate-Papo. Comunicação instantânea é a moda. MSN, Google Talk, Skype, YahooMessenger e muitos outros softwares gratuitos que podem ser copiados da internet e que permitem que usuários do mundo todo conversem, compartilhem conhecimentos, perfis sem pagar (dependendo do provedor de serviços) um centavo.

A Intranet também pode oferecer todos os serviços citados acima e muitos outros, porém, estão restritos à uma organização. Desenvolvida apenas para atender um público de usuários interno, a Intranet é uma rede de acesso para uso local, também podendo ser acessada externamente por funcionários de uma empresa, por exemplo. Neste caso, a intranet pode ser denominada Extranet que é, justamente, o acesso externo de uma intranet.
A intranet também permite um melhor gerenciamento de rede, controle de usuários e dados que serão transmitidos para a internet ou que são recebidos da internet. Existem alguns softwares e equipamentos de gerencialmente de rede, exemplo: Proxy e Firewalls.
Porque ter uma Intranet? As organizações buscam soluções de arquitetura aberta e custo-benefício para distribuição de informação. A intranet oferece esta solução. Existem outros benefícios:

- Unifica as informações
- Fácil instalação e administração
- Arquitetura Aberta
- Interface Universal
- Baixo custo de implementação
- Conecta todas as plataformas de sistemas operacionais
- Compartilha conhecimento
- Reduz tempo e custo de desenvolvimento de novas aplicações
- Melhora tomada de decisões.

Exemplo de uma Extranet

Esta é uma das formas mais baratas, fáceis e inteligentes para as empresas se interligarem com os parceiros e clientes. Principalmente para aqueles que já são usuárias de Internet e as que já possuem uma Intranet.
Mas é necessário com a Intranet se ter uma política de segurança, ou seja, é preciso se ter desde do início, quando se estar instalando a senha para acesso de cada participante, até um firewall, dependendo do nível de preocupação da empresa.

APLICATIVOS COMERCIAIS DE NAVEGAÇÃO

Também chamados de Browsers, os Navegadores Web são aplicativos úteis na busca, acesso e leitura de informações que se encontram na internet e na intranet. Vamos citar alguns exemplos de navegadores:

MICROSOFT INTERNET EXPLORER
MOZILLA FIREFOX
OPERA SOFTWARE
APPLE SAFARI
NETSCAPE NAVIGATOR
KONQUEROR (Linux)

Nos últimos anos, os navegadores evoluíram e aperfeiçoaram suas ferramentas, principalmente quando se trata em segurança da informação. Como existem inúmeros sites piratas em todo o mundo, a internet passa a ser um campo minado, onde o usuário pode ser incluído na lista de vítimas de hackers e crackers que atacam diariamente por meio de vírus e outras ameaças que surgem na grande nuvem computacional, a WWW.
Como detectar um site falso, pirata e que oferece riscos ao internauta? Os navegadores emitem avisos que pode servir de alerta à estes vilões, vejamos alguns: HTTPs que é um protocolo de transferência de documentos de hipertextos Seguro. Este protocolo, semelhante ao HTTP, é muito importante durante uma transação entre sítios(sites) da Web, pois, garante que as informações que estão sendo transmitidas entre a página (servidora) e o usuário (cliente) são criptografadas, se tornando ilegível aos usuários maliciosos (hackers/Crackers). Portanto, é importante observarmos que o uso deste protocolo não impede que o “pirata” obtenha informações do cliente (internauta) por meio de outros recursos.
E o Cadeado na parte inferior ou superior do Browser? É como se fosse um Selo Digital que comprova que a cópia da página acessada e transferida para seu computador é uma versão legítima da original,ou seja, não se está acessando uma página pirata ou falsificada. Ao clica sobre este ícone de bloqueio (o Cadeado), surge na tela do usuário um Certificado de Segurança registrado por uma empresa Certificadora contratada pela organização que está divulgando a página. Vejamos um exemplo:
Nas versões mais recentes dos navegadores, ainda existem recursos que avisam o usuário que uma determinada página oferecerá riscos ao computador, antes mesmo do site ser aberto. Este recurso pode ser chamado de Anti-Phishing ou Filtro Smart Screen.
COOKIES – Todas as vezes que uma página na internet ou intranet é visitada, o servidor que está recebendo aquela acesso, solicita ao navegador usada que a gravação de cookies seja feita. Os cookies são documentos de poucos Bytes que são armazenados no computador do internauta, durante a visita a página. Nestes documentos são encontrados informações pessoais, preferências e perfil do usuário, bem como o país, ip, senha, nome de usuário, dados de formulário e muitas outras informações que são úteis ao servidor. Quando o mesmo usuário volta a visitar a mesma página, o servidor consegue então, detectar que está havendo uma segundo acessado por parte do mesmo internauta. A gravação de cookies pode ser impedida, caso o usuário queira preservar sua PRIVACIDADE, porém, existem páginas na internet que não irão funcionar ou não irão exibir seu conteúdo se tais cookies forem impedidos de ser armazenados. Vejamos algumas teclas dos principais navegadores.

MICROSOFT INTERNET EXPLORER

O Microsoft Internet Explorer é um aplicativo utilizado para navegação de páginas Web e também utilizado para transferências de arquivos via protocolo FTP. O Internet Explorer já vem incorporado ao Sistema Operacional Windows 95, 98, ME, NT, 2000, XP, Vista.

BARRA DE BOTÕES DE NAVEGAÇÃO

Volta para o último conteúdo acessado
Avança para o conteúdo acessado
Parar Interrompe o carregamento do site
Atualizar Atualiza o conteúdo atual
Página Inicial Abre a página inicial configurada
Pesquisar Buscar por site, informações em um site na internet
Favoritos Exibe, Adiciona ou remove sites favoritos
Histórico Exibe a lista dos últimos sites acessados por data, por site, por visitação.
Correio Atalho para ler ou enviar mensagens através de um software de E-Mail configurado no navegador
Editar Abre o programa de edição de sites configurado no navegador.
MSN Messenger Programa de comunicação instantânea.

OPÇÕES DA BARRA DE MENUS

MENU ARQUIVO

No menu Arquivo o usuário tem a opção de:

• Abrir um arquivo no formato HTM e HTML.
• Salvar o um site no computador
• Editar uma página da WEB
• Configurar página
• Imprimir página Web
• Vizualizar impressão
• Enviar o site, o link ou um atralho por E-Mail
• Importar ou Exportar Favoritos e Cookies.
• Trabalhar Off-line: Acessar o conteúdo que se encontra no computador local.

MENU EDITAR

Encontramos no menu Editar opções para:

• Recortar (CTRL+X)
• Copiar (CTRL+C)
• Colar (CTRL+V)
• Selecionar todo o conteúdo do site (CTRL+T)
• Localizar trechos e palavras no site (CTRL+F)

MENU EXIBIR

Neste menu as opções são:

• Exibir ou ocultar opções da barra de ferramentas
• Ativar ou desativar a Barra de Status
• Ativar ou Desativar barras de Histórico, Pesquisa e Favoritos...
• Ir para outro site, Parar carregamento e atualizar conteúdo.
• Aumentar o tamanho do texto do site
• Exibir o Código-Fonte do site
• Exibir o site em Tela Inteira. (F11)

MENU FAVORITOS

• Acionar sites favoritos (CTRL+D)
• Remove sites favoritos.
• Exibe a lista de sites favoritos.

MENU FERRAMENTAS

O menu ferramentas oferece uma lista de opções que permite o usuário do navegador ferramentas para configurar e personalizar o browser.

• Permite ler e enviar e-mails e notícias
• Bloquear e desbloquear janelas pop-ups
• Gerenciar complementos para melhorar o navegador
• Windows Update – Atualizar o programa
• Opções da Internet – Configurações no navegador

OPÇÕES DA INTERNET

Existem algumas opções que nos permitem personalizar o navegador Internet Explorer. Através desta opção encontrada no menu ferramentas, o usuário pode configurar a página inicial, bloquear pop-ups, apagar os arquivos temporários da internet e histórico.

INTERNET EXPLORER 8.0 (Novidades)

O recente lançamento da Microsoft , trouxe consigo algumas novidades que não encontramos na versão anterior e que são úteis para a segurança do computador do usuário que navega à internet por meio deste software. Vejamos alguns dos recursos novos:
Não há mais integração com o Shell do Windows: Agora o Windows Explorer e Internet Explorer são aplicativos independentes.

Recursos de Privacidade e Segurança bem mais elaborados

- Navegação In Private que permite que os cookies, senhas, dados de formulários e sites visitados não sejam armazenados, por exemplo no Histporico e Arquivos Temporários da Internet (Privacidade Total).
- Modo de segurança opcional, que permite ao utilizador rodar o navegador sem nenhum complemento ativo. Modo protegido (recurso exclusivo da versão para Windows Vista) que impede que códigos rodem fora de um ambiente protegido e com privilégios administrativos, minimizando riscos.
- Mudanças drásticas na interface, tornando-a mais atraente e simples.
- Suporte à navegação em abas (guias), com uma novidade chamada de "Guias rápidas" que permite ao usuário ver miniaturas de todas as abas abertas em tempo real.
- Tecnologia Anti-Phishing, agora chamado de Filtro SmartScreen.
- Suporte à linguagem RSS 2.0 (Really Simple Syndication).
- Mecanismo de pesquisa embutido na interface com suporte a diferentes provedores de busca.
- Ferramenta de impressão drasticamente melhorada e com novos recursos inclusos.
- Ferramenta de zoom para facilitar a visualização de páginas e imagens.
- Maior suporte aos padrões da Web especificados pela W3C.

O Browser (Navegador) Mozilla Firefox é o segundo mais usado no mundo e possui diversas vantagens funcionais. Uma das vantagem é o Recurso de Abas que permite que sejam abertos vários sites usando uma mesma janela do navegador. O Mozilla Firefox é compatível com qualquer site da Web, não havendo assim, distinção quando acessar um site na internet.

OPÇÕES DO MENU DO FIREFOX

FERRAMENTAS > OPÇÕES (FIREFOX)

As configurações e personalizações são realizadas através desta opção do Firefox. Vejamos algumas telas de configuração:

::. PRINCIPAL

Uma das principais opções é aquela que permite alterar a página inicial que é aberto quando o programa é inicial ou quando o botão de página inicial é pressionado pelo usuário.

::. ABA

Permite o usuário personalizar a utilização das Abas de Navegação quando clicar em um link ou quando um endereço URL for digitado, por exemplo.

::. CONTEÚDO

Através desta janela o usuário tem a opção de impedir que janelas pop-up’s sejam abertas automaticamente ao acessar um site na internet. Permite também a utilização de recursos Java e personalizar fontes do navegador.

::. RSS

Notícias diárias, minuto-a-minuto podem ser lidas rapidamente através deste recurso já incluso no Mozilla Firefox. A escolha de qual site você deseja que a notícia chegue poderá ser feita através da janela RSS. É só escolher as “Agências” e automaticamente são atualizadas as notícias direto no seu navegador.

::. PRIVACIDADE

Histórico, Cookies e Dados Pessoais podem ser facilmente configurados através da janela Privacidade. O usuário tem a opção de excluir todos os cookies, o histórico de navegação e limpar os dados pessoais que são digitados em determinados sites. Há também opção que permite que todos estes dados não sejam gravados.

::. SEGURANÇA

Através desta janela o usuário tem opções de:

_ Receber alertas quando houver atualizações para o Browser
_ Alertas quando um site que está visitando for uma “Fraude”
_ Memorizar ou excluir senhas digitadas nos sites.
_ Outros tipos de alertas para a segurança da navegação.

::. AVANÇADO

São feitas configurações Gerais:
Configurações de Rede:
Configurações de Atualizações:
Configurações de Criptografia:

BARRA DE PESQUISA

A Barra de Pesquisas fica próximo a barra de endereço e oferece a comodidade para o usuário realizar pesquisa de sites no mecanismo de busca automática de sua escolhe. E ainda poderá adicionar novos mecanismos de pesquisas de Livros, Compras, Produtos e serviços, traduções de músicas, etc., através da opção Organizar.

BUSCA E PESQUISA

Você sabe o que é, Chipset ? Se você não sabe, o WIKIPEDIA sabe. WIKIPEDIA é uma enciclopédia virtua livre e gratuita desenvolvida pela Wikimedia Foundation, organização beneficente, sem fins lucrativos, dedicada no desenvolvimento de distribuição de conteúdo livre e multilíngüe. O endereço é: http://pt.wikipedia.org e pode ser acessado de qualquer browser. O usuário poderá, nesta página, pesquisar sobre qualquer tema, palavra e se não encontrar e souber sobre o assunto, poderá “contribuir” no site, com seus conhecimentos.
Já se você deseja realizar outros tipos de pesquisas, como, páginas de compra e venda, produtos e serviços, histórias ou qualquer outro assunto, poderá acessar então, sites específicos de buscas. Vejamos alguns:

- GOOGLE
- YAHOO
- BING (da Microsoft)
- AONDE

A Google é um dos maiores buscadores do mundo. O usuário tem inúmeras opções de pesquisas e serviços que compõe o Google Search.
Google Maps pesquisa de ruas, endereços e cidades.
Google Earth pesquisa avançada de endereços, países com acesso a vídeo e fotos do local desejado, podendo até, “ir à Lua” virtualmente. O serviço de buscas da Google permite pesquisa simples e avançados, por meio de palavras-chaves, como por exemplo:
OR: procura por um termo ou outro. Exemplo:
Cachorro or Gato
ASPAS: priorizar um termo específica.
NOTA: se você deseja excluir uma palavra de uma pesquisa. Exemplo, pesquisar sobre carro e não caminhões, motos, aviões, use o sinal de subtração (-):
Carro - avião moto caminhões

CORREIO ELETRÔNICO (E-MAIL)

Surgido em 1965 aproximadamente, o serviço de troca de mensagens eletrônicas permite que pessoas situadas em localidades diversas troquem mensagens simples ou mensagens com arquivos anexos, de maneira fácil e rápido. Porém, para que a troca de dados, mensagens ocorra sem erros é necessário que:

- O Emissor e o Receptor (Remetente e Destinatários) tenham um endereço de correio eletrônico que pode ser, hoje, criado gratuitamente por meio de provedores de e-mail. Vejamos alguns:

Gmail da Google: nome@gmail.com
Hotmail: nome@hotmail.com / nome@msn.com
Yahoo: nome@yahoo.com / nome@yahoo.com.br
ZipMail / UOL: nome@zipmail.net / nome@uol.com.br

E muitos outros.

Utilizar um software para enviar, receber e ler as mensagens de correio eletrônico, que pode ser um Browser (Navegador) ou Gerenciador de Contas de Correio, como o Microsoft Outlook Express.

PROTOCOLO DE CORREIOS ELETRÔNICOS

Protocolos são regras de comunicação úteis para que a troca de informações seja realizada com sucesso.

- POP (Post Office Protocol) / POP3 – Este protocolo é usada para transferir, copiar (download) mensagens de correio de uma conta do Servidor para a máquina do usuário. Exemplo: pop.servidorweb.com.br. O POP portanto é usado no recebimento de mensagens de e-mail. A porta de comunição é 110.
- SMTP (Simple Message Transfer Protocol / Protocolo de Transferência de Mensagens Simples) – Já este, tem o objetivo de transferir as mensagens do computador do usuário para um servidor de correio da Web. Exemplo: smtp.servidorweb.com.br. Portanto, o SMTP é usado para enviar mensagens de e-mail. A porta de comunicação é 25.
- IMAP (Internet Message Access Protocol / Protocolo de Acesso à mensagens da Internet) – É um protocolo superior ao POP3. Atualmente, se encontra na versão IMAP4. O interessante, é que, este protocolo permite que o usuário acesse suas mensagens de qualquer computador usando qualquer sofrware, Outlook ou Internet Explorer. Diferentemente do POP ou POP3, o IMAP não copia as mensagens do servidor para a maquina do usuário, apesar de que, é possível, por meio de configuração, realizar a transferência local. A Porta de comunicação do IMAP é 993 ou 995.

GERENCIADORES DE CORREIO ELETRÔNICO

Os gerenciadores de contas de correio eletrônico são software específicos para o Envio e recebimento de mensagens de e-mail. Podemos destacar alguns:

- MICROSOFT OUTLOOK que acompanha o pacote de aplicativos Office da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint, Access). Possui diversas ferramentas como:
- Agenda de Compromissos
- Lista de Contatos
- Tarefas
- Calendário

É o mais completo programa de correio da Microsoft e para usá-lo, é necessário realizar as configurações necessárias de protocolo de correio.

- MICROSOFT OUTLOOK EXPRESS é uma versão compacta do Microsoft Outlook. Possui ferramenta de Contatos. O software vem acompanhado do Sistema Operacional Windows.
– MOZILLA THUNDERBIRD é um software alternativo para quem não quer usar o Outlook ou também para que é usuário Linux. O Thunderbird da empresa Mozilla pode ser instalado nas plataformas de Sistemas Windows da Microsoft ou Linux (software livre). Não há incompatibilidade na troca de mensagens entre Outlook e Thunderbird ou vice-versa. E também, para que ele seja usado, é necessário realizar configurações específicas dos protocolos de correio.

OUTLOOK EXPRESS

A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em:

1. Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.
2. Área de Pastas (esquerda) - mostra as pastas onde ficam guardadas as mensagens.
3 e 4. Área de exibição das mensagens (direita) - mostra a lista de mensagens e o conteúdo das mesmas.

NOVA MENSAGEM

A criação de uma nova mensagem de e-mail poderá ser feita através do botão ou através da tecla de atalho CTRL + N. É aberta a janela abaixo:

Principais botões e comandos da janela Nova Mensagem:

ENVIAR MENSAGEM
RECORTAR
COPIAR
COLAR
DESFAZER
VERIFICAR NOMES
VERIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA
ANEXAR ARQUIVOS
PRIORIDADE
INSERIR ASSINATURA
AUTOMÁTICA
CRIPTOGRAFAR MENSAGEM
OFFLINE

CAMPOS DE ENDEREÇOS

PARA: Endereço de e-mail do Destinatário
CC: Endereço do destinatário para envio da cópia
CCO: Envio da mesma mensagem para um destinatário oculto

Obs.: Podemos inserir vários endereços em um mesmo campo, acrescentando o caractere “;”. Exemplo:

CATÁLOGO DE ENDEREÇO

Para inserir um novo contato ou grupo de contatos, temos o botão .

REGRAS DE MENSAGENS

Na internet é comum sermos vítimas de e-mails considerados SPAM’s que são mensagens não solicitadas pelo remetente. Os e-mails que chegam no Outlook Express podem ser encaminhados para pastas específicas ou até mesmo excluídos, caso possuam algum conteúdo não desejado ou o remetente for desconhecido. Vejamos a janela de configuração abaixo: Encontramos esta opção no menu FERRAMENTAS do OUTLOOK EXPRESS.

VANTAGENS DO THUNDERBIRD

• Fácil utilização e instalação devido a uma interface intuitiva
• Configuração dos filtros, classificação dos e-mail e anti-spam inteligente
• Mecanismo que identifica se a mensagem pode ser um golpe
• Multi-plataformas: Existem versões para Windows, Macintosh e Linux.
• Uso de extensões ("extensions") que habilitam inúmeras novas funcionalidades ao programa

INCREDIMAIL

O IncrediMail é um programa de email gratuito que gerencia todas as suas mensagens de email, comunicações, detalhes de contato e transações de email. O IncrediMail tem tudo a ver com diversão em mensagens.
O IncrediMail permite o seguinte:

• Escolher dentre centenas de segundo planos de email
• Acrescentar aos emails emoticons e animações divertidos
• Dar vida aos emails com efeitos 3D animados
• Ser avisado das mensagens de entrada com personagens animados especiais (nós os chamamos de Notificadores)
• Gerenciar todos os emails de contas diferentes (como Yahoo e Gmail) em um único lugar Segurança de equipamentos, de sistemas, em redes e na internet: cuidados, backup, vírus. Medidas de segurança.

Só podemos considerar seguro um sistema computacional (um computador) quando são atendidos três princípios básicos: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. A Confidencialidade é quando a informação só está disponível à alguém que está devidamente autorizado; A Integridade é uma informação que não é destruída ou corrompida ou que há o correto desempenho nos sistemas; A disponibilidade é o serviço ou recurso que sempre estará disponível quando solicitado.

Vejamos alguns conceitos:

Confidencialidade: alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e lê todas as informações contidas na sua declaração de Imposto de Renda;
Integridade: alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e altera informações da sua declaração de Imposto de Renda, momentos antes de você enviá-la à Receita Federal;
Disponibilidade: o seu provedor sofre uma grande sobrecarga de dados ou um ataque de negação de serviço e por este motivo você fica impossibilitado de enviar sua declaração de Imposto de Renda à Receita Federal.

A internet, com o passar dos anos, tornou-se uma ferramenta útil para muitos usuários e hoje é possível, por exemplo: realizar transações bancárias, compras de produtos ou serviços; comunicação por e-mail ou comunicadores instantâneos, armazenamento de dados pessoais ou comerciais, etc. Devido à isto, seus dados podem cair em mãos errados, suas senhas podem ser ilegalmente utilizadas ou até seu computador parar de funcionar e dados serem deletados. Mas, quais são as ameaças mais comuns? São essas:
Os denominados “MALWARES”, ou seja, os aplicativos desenvolvidos para executar ações maliciosas em computador. São eles:

- Vírus;
- Worms e Bots;
- backdoors;
- cavalos de tróias;
- keyloggers e outros programas spywares;
- rootkits.
- Denial of Service (Negação de Serviço).
- Phishings;
- Pharmings.

Métodos de proteção de dados digitais:

CRIPTOGRAFIA: É a codificação de uma informação usando um código secreto. Os métodos mais seguros e eficientes, baseiam-se no uso de Chaves. Chave é uma sequencia de caracteres, que pode conter letras, dígitos e símbolos (como uma senha), e que é convertida em número, usados para Codificar e Descodificar as informações.
• autenticar a identidade de usuários;
• autenticar e proteger o sigilo de comunicações pessoais e de transações comerciais e bancárias;
• proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos.

Criptografia de Chave Única? A criptografia de chave única utiliza a mesma chave tanto para codificar quanto para decodificar mensagens. Apesar deste método ser bastante eficiente em relação ao tempo de processamento, ou seja, o tempo gasto para codificar e decodificar mensagens, tem como principal desvantagem a necessidade de utilização de um meio seguro para que a chave possa ser compartilhada entre pessoas ou entidades que desejem trocar informações criptografadas.
Criptografia de Chave Pública e Privada? A criptografia de chaves pública e privada utiliza duas chaves distintas, uma para codificar e outra para decodificar mensagens. Neste método cada pessoa ou entidade mantém duas chaves: uma pública, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em segredo pelo seu dono. As mensagens codificadas com a chave pública só podem ser decodificadas com a chave privada correspondente.
Seja o exemplo, onde José e Maria querem se comunicar de maneira sigilosa. Então, eles terão que realizar os seguintes procedimentos:
1. José codifica uma mensagem utilizando a chave pública de Maria, que está disponível para o uso de qualquer pessoa;
2. Depois de criptografada, José envia a mensagem para Maria, através da Internet;
3. Maria recebe e decodifica a mensagem, utilizando sua chave privada, que é apenas de seu conhecimento;
4. Se Maria quiser responder a mensagem, deverá realizar o mesmo procedimento, mas utilizando a chave pública de José.

CERTIFICADO DIGITAL: é um arquivo eletrônico que contém dados de uma pessoa ou instituição para comprovação de identidades. São armazenados no computador, em mídia, exemplo token ou smart card. Exemplos de Certificados digitais: CPF, RG, CPF e a Carteira de Habilitação de uma pessoa. O objetivo da assinatura digital no certificado é indicar que uma outra entidade (a Autoridade Certificadora) garante a veracidade das informações nele contidas.
Alguns exemplos típicos do uso de certificados digitais são:

_ quando você acessa um site com conexão segura, como por exemplo o acesso a sua conta bancária pela Internet , é possível checar se o site apresentado é realmente da instituição que diz ser, através da verificação de seu certificado digital;
_ quando você consulta seu banco pela Internet, este tem que se assegurar de sua identidade antes de fornecer informações sobre a conta;
_ quando você envia um e-mail importante, seu aplicativo de e-mail pode utilizar seu certificado para assinar "digitalmente" a mensagem, de modo a assegurar ao destinatário que o e-mail é seu e que não foi adulterado entre o envio e o recebimento.

O que é scam e que situações podem ser citadas sobre este tipo de fraude? O scam (ou "golpe") é qualquer esquema ou ação enganosa e/ou fraudulenta que, normalmente, tem como finalidade obter vantagens financeiras.
Observe que existem variantes para as situações apresentadas e outros tipos de scam. Além disso, novas formas de scam podem surgir, portanto é muito importante que você se mantenha informado sobre os tipos de scam que vêm sendo utilizados pelos fraudadores, através dos veículos de comunicação, como jornais, revistas e sites especializados.
Os vírus são programas maliciosos desenvolvidos para infectar um sistema e realizar cópias de si mesmo para se espalhar por computadores de uma rede local ou mundial, utilizando diversos meios, como: E-Mail, CD, DVD, Disquete, HD, PenDrive, e muitos outros.
Um arquivo infectado por um vírus de computador pode ser recuperado por meio de softwares Anti-Virus. Através deste mesmo software de proteção é possível, também, detectar um arquivo contaminado antes que o mesmo seja executado no computador.

CRACKER & HACKERS

São dois tipos de usuários diferentes. Hackers são aqueles que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por diversão ou por que encontrou fragilidades nestes sistemas. Os Crackers são os verdadeiros criminosos virtuais que usam seus conhecimentos para extorquir pessoas através de diversos meios.

TIPOS DE VÍRUS

Vírus de Boot

Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.

Time Bomb

Os vírus do tipo "bomba de tempo" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectado um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o "Sexta-Feira 13" e o "Michelangelo".

WORMS ou vermes

Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mail que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo Trojans ou cavalos de Tróia
Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou cavalos de Tróia.
Inicialmente, os cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os cavalos de Tróia agora procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias. Os vírus eram no passado, os maiores responsáveis pela instalação dos cavalos de Tróia, como parte de sua ação, pois eles não têm a capacidade de se replicar. Atualmente, os cavalos de Tróia não mais chegam exclusivamente transportados por vírus, agora são instalados quando o usuário baixa um arquivo da Internet e o executa. Prática eficaz devido a enorme quantidade de e-mails fraudulentos que chegam nas caixas postais dos usuários. Tais e-mails contém um endereço na Web para a vítima baixar o cavalo de Tróia, ao invés do arquivo que a mensagem diz ser. Esta prática se denomina phishing,expressão derivada do verbo to fish, "pescar" em inglês. Atualmente, a maioria dos cavalos de Tróia visam sites bancários, "pescando" a senha digitada pelos usuários dos micros infectados. Há também cavalos de Tróia que ao serem baixados da internet "guardados" em falsos programas ou em anexos de e-mail, encriptografam os dados e os comprimem no formato ZIP. Um arquivo .txt dá as "regras do jogo": os dados foram "seqüestrados" e só serão "libertados" mediante pagamento em dinheiro para uma determinada conta bancária, quando será fornecido o código restaurador. Também os cavalos de tróia podem ser usados para levar o usuário para sites falsos, onde sem seu conhecimento, serão baixados trojans para fins criminosos, como aconteceu com os links do google, pois uma falha de segurança poderia levar um usuário para uma página falsa. Por este motivo o serviço esteve fora do ar por algumas horas para corrigir esse bug, pois caso contrário as pessoas que não distinguissem o site original do falsificado seriam afetadas.

Hijackers

Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).

Keylogger

O KeyLogger é uma das espécies de vírus existentes, o significado dos termos em inglês que mais se encaixa no contexto seria: Capturador de teclas. Ao serem executados, normalmente os keyloggers ficam escondidos no sistema operacional, sendo assim a vítima não tem como saber que está sendo monitorada. Atualmente os keyloggers são desenvolvidos para meios ilícitos, como por exemplo roubo de senhas bancárias. São utilizados também por usuários com um pouco mais de conhecimento para poder obter senhas pessoais, como email, orkut, MSN, entre outros. Existem tipos de keyloggers que capturam a tela da vítima, sendo assim, quem implantou o keylogger tem controle sobre o que a pessoa está fazendo no computador.

Estado Zumbi

O estado zumbi em um computador ocorre quando é infectado e está sendo controlado por terceiros. Podem usá-lo para disseminar, vírus , keyloggers, e procedimentos invasivos em geral. Usualmente esta situação ocorre pelo fato da máquina estar com seu Firewall e ou Sistema Operacional desatualizados.

NOVOS MEIOS DE INFECÇÃO

Muito se fala de prevenção contra vírus de computador em computadores pessoais, o famoso PC, mas pouca gente sabe que com a evolução, aparelhos que tem acesso à internet, como muitos tipos de telefones celulares, handhealds, VOIP,etc podem estar atacando e prejudicando a performance dos aparelhos em questão. Por enquanto são casos isolados, mas o temor entre especialistas em segurança digital é que com a propagação de uma imensa quantidade de aparelhos com acesso à internet,hackers e crackers irão se interessar cada vez mais por atacar esses novos meios de acesso a web.Também se viu recentemente que vírus podem chegar em produtos eletrônicos defeituosos, como aconteceu recentemente com iPODS da Apple, que trazia um "inofensivo" vírus (qualquer antivírus o elimina, antes que ele elimine alguns arquivos contidos no iPOD), nessas situações, avisar o fabricante é essencial para evitar danos muito grandes

SPLOG

Existem também o falso blog, ou splog, que nada é mais do que um blog em que na realidade de propaganda, quase sempre, isso é geralmente para alavancar as vendas de algum produto, raramente faz algum mal, mas pode conter links que podem ser perigosos.

REDES VPN (Virtual Private Network)

É uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

COMO PROTEGER UMA REDE COPORATIVA?

Existem alguns itens obrigatórios para se manter uma rede corporativa protegida de agentes maliciosos:

- Antivirus
- Sistema Firewall
- Atualizações de segurança freqüentes.

Porém, além da instalação de hardwares e softwares que visam a proteção da empresa de ataques remotos e de outras ameaças que trafegam por e-mail ou página na internet, o monitoramento remoto das ações dos funcionários é essencial. A instalação se softwares como o VNC é importante para se detectar de onde está partindo as ameaças. Outras ações de conscientização podem ser aplicadas aos usuários corporativos, como por exemplo:

- Evitar a abertura de anexos de pessoas conhecidas e desconhecidas nos computadores da empresa;
- Evitar o acesso à paginas que fornecem material de procedência maliciosa, pornográfico e outros;
- O uso excessivo de bate-papos e sites de relacionamento que podem compromete o bom andamento da rede empresarial;
- O uso descontrolado de download e upload de arquivos para uso pessoal, como envio de vídeos pessoais para sites como YouTube;
- Evitar o Download de música, vídeos, programas, documentos, imagens por meio de softwares de compartilhamento de arquivos P2P, pois estes abrem portas de comunicação na máquina do usuário, facilitando assim, o acesso à rede corporativa por pessoas desconhecidas.







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