Blog “Ciências Exatas Contemporâneas”, de autoria de
Superdotado Álaze Gabriel.
Disponível em http://www.cienciaexatascontemporaneas.blogspot.com.br/
SUMÁRIO
1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).
2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft
Office e BrOffice).
3 Redes de computadores.
3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de
Internet e intranet.
3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla
Firefox, Google Chrome e similares).
3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla
Thunderbird e similares).
3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet.
3.5 Grupos de discussão.
3.6 Redes sociais.
3.7 Computação na nuvem (cloud computing).
4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações,
arquivos, pastas e programas.
5 Segurança da informação.
5.1 Procedimentos de segurança.
5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais.
5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti spyware
etc.).
5.4 Procedimentos de backup.
5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).
MICROINFORMÁTICA:
CONCEITOS. MODALIDADES DE PROCESSAMENTO.
Um computador é um equipamento eletrônico, capaz de tomar decisões
lógicas e fazer cálculos, controlado por um conjunto de instruções, cujo
principal objetivo é processar dados. As decisões são indicadas pelo programa
controlador e, sem um programa, o computador não é capaz de fazer nada. Ele é
como um escravo burro, que obedece cegamente o que o seu usuário ordenar.
Para que possa funcionar adequadamente, um computador necessita de
alguns periféricos, que são dispositivos conectados a ele, usados para
comunicar com o mundo exterior. Como exemplo podemos citar o vídeo, o teclado,
a impressora, o drive (leitor de disco), etc. A finalidade dos computadores é
executar programas ou uma seqüência de operações que estão armazenadas na sua
memória. Estes programas são formados basicamente por combinações das seguintes
operações:
1. Ler dados a serem processados --> ENTRADA
2. Acumular dados lidos --> ARMAZENAMENTO
3. Efetuar as operações necessárias --> PROCESSAMENTO
4. Fornecer resultados --> SAÍDA
Um computador (microcomputador) é composto basicamente por:
Dispositivos de entrada, Unidade Central de Processamento (CPU), Memória
Principal e Dispositivos de saída.
CPU
- Unidade Central de Processamento
Tem como função a interpretação e a execução de programas. Ela
reúne os módulos de Unidade de Controle (UC) e a Unidade Aritmética e Lógica
(ULA).
a) Unidade de Controle
É quem gerência todos os recursos disponíveis no computador.
Controla e coordena as operações a serem realizadas para dar o tratamento
adequado à informação, obedecendo às instruções (os comandos) contidas no
programa.
Controla o fluxo de informações entre os dispositivos que compõe o
computador, isto é, controla a entrada e a saída dos dados, qual o dispositivo
a ser utilizado, o fluxo de informações entre a memória principal e a auxiliar,
e coordena a unidade LÓGICA-ARITMÉTICA que efetua as operações adequadas.
b) Unidade Lógica e Aritmética
É o local onde são realizadas todas as operações aritméticas e
lógicas (<, =, and, or, ...). Possui um conjunto de registradores, que são
dispositivos especiais de memória usados para o armazenamento temporário de dados,
durante as operações realizadas por ela.
c) O Processador
A eficiência de um processador é medida pela velocidade e pela
quantidade de dados que ele manipula em um curto espaço de tempo. A quantidade
de dados é medida em bits. Um bit é um dígito binário (0 ou 1) que corresponde
a menor unidade de informação em um sistema digital. Os computadores trabalham
com pacotes de 8, 16, 32, 64 ou mais bits por vez. Quando se diz que um
computador é de 32 bits, significa que o seu barramento de dados (bus de dados)
- caminho através do qual os dados viajam de um componente de hardware para
outro - transfere 32 bits de cada vez, a uma fração de tempo. Esse tempo é medido
através de um relógio.
Todo computador possui um relógio do sistema (system clock) cuja
principal finalidade não é manter a hora. Assim como os modernos relógios de
pulso, o relógio do computador é movido por um cristal de quartzo, cujas
moléculas vibram milhões de vezes por segundo a uma velocidade sempre
constante. O computador usa as vibrações do quartzo para cronometrar as
operações de processamento, medindo a fração de tempo na qual o processador
consegue manipular com um pacote de bits.
Essa velocidade é medida em Hertz e varia de computador para
computador. Hertz é uma medida de ciclos do relógio por segundo. Ciclo é o
tempo que demora para executar uma operação com um pacote de bits.
Modalidades
de processamento
Sistema de Processamento de Lotes (BATCH)
Nesses sistemas, um lote de várias tarefas a serem executadas é
organizado num dispositivo de entrada. Estas são lidas e processadas em ordem
seqüencial de leitura. Ao finalizar a última tarefa o sistema esta novamente
pronto para ler e processar mais tarefas.
Características:
. Não há interação usuário X computador;
. O tempo médio de resposta é alto;
. Quando bem dimensionado, o número de tarefas processadas por
unidade de tempo é alto; e
. Impõe uma utilização maior do processador para as atividades de
sistema.
- Sistema de Tempo Compartilhado (TIME_SHARING)
Trabalha em multiprogramação, isto é, aceita vários trabalhos
residentes na memória ao mesmo tempo, para serem processados concorrentemente,
através de um mecanismo de divisão do tempo de CPU entre os processos.
Características:
. O tempo é dividido entre os jobs ativos (time-slicing);
. O usuário interage com o sistema via terminal interativo
(tipicamente composto de vídeo e teclado ou teleimpressora);
. Cada comando é interpretado e executado em seguida;
. Erros são enviados ao terminal interativo e o usuário pode
determinar ações imediatas, via seu terminal (o usuário dirige a execução de
seus programas);
. O número de tarefas processadas por unidade de tempo é mais
baixo;
. São mais complexos; e
. O tempo humano é otimizado (maior produtividade).
- Sistema de Tempo Real (Real-Time)
São, em geral, sistemas dedicados a um tipo determinado de
aplicação (tipicamente em controle). Seus módulos são construídos de forma a
atender requisitos de tempo (ex.: controle de uma caldeira, de um míssil, do
metrô, bolsa de valores, etc.).
Características:
. Tempo de resposta predeterminado e crítico;
. Aplicação em controle de processos; e
. Uso dedicado e específico de uma certa aplicação.
Hardware:
conceitos, barramentos, interfaces e conexões, mídias, funções e componentes,
memória, dispositivos de armazenamento e de entrada e saída, operação de
microcomputadores. Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o
conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se
comunicam através de barramentos.
Barramentos
Os barramentos são um conjunto de circuitos e linhas de
comunicação que se ligam ao resto do PC com a finalidade de possibilitar a
expansão de periféricos e de novas placas no PC. Com os slots de expansão do
barramento podemos transformar o computador pessoal de tal forma que ele pode
passar a realizar tarefas jamais imaginadas pelos seus projetistas. Os
circuitos do barramento são utilizados também para a comunicação com alguns
periféricos - como o teclado - não ligados a uma placa de expansão. Todo e
qualquer tipo de dado que estiver sendo processado pelo computador passa pelo
barramento. Com isso, é possível que todos os periféricos recebam esses dados e
saibam o que o processador está fazendo. O processador pode enviar comandos
neste barramento e cabe a cada periférico interpretar o seu comando.
Podemos
dividi-los em:
_ Barramento de Dados: onde trafegam os dados do computador;
_ Barramentos de Endereços: capaz de informar os endereços físicos
de memória de um computador que o microprocessador ou dispositivos desejam
acessar;
_ Barramento de Controle: é o barramento que controlas os
barramentos de dados e endereço.
Barramentos
de entrada e saída
São barramentos que conectam periféricos e placas de expansão,
como Placas Gráficas, Rede, Som, Mouse, Teclado, Modem, ...
Exemplos
de Slots (Conexões Internas):
_ AGP (Porta de Aceleração Gráfica) = Placa de Vídeo
_ PCI (Componente de Interconexão de Periféricos) = Placa de
Vídeo, Rede, Som...
_ CNR (Rede de Comunicação) = Placa de Fax/Modem
_ AMR = (Audio Modem Riser) = Interface para Modem, Som e Rede.
_ PCI-e (PCI Express) = Também conhecido como PCI-EX nasceu para
substituir os slots “PCI” e
“AGP”. É 6 vezes mais rápido que o PCI tradicional e duas vezes
mais rápido que o AGP 8x. Conexão para vídeo, rede, som, modem...
_ ISA (Industry Standart Archiquecture) = O primeiro padrão de
slots para computadores PC. Utilizado por periféricos lentos como fax/modem,
placa de som e outros periféricos. Exemplo de Portas (Conexões Externas):
_ SERIAL = Também conhecida como RS-232 é uma porta de comunicação
para Modens, Mouses, Teclados, algumas impressoras, scanners e outros
equipamentos de Hardware. Sua velocidade chega a 14,4KBps.
_ PARALELO = Também conhecida como LTP1, LPT2, LPT3 ...é uma
interface para impressoras, scanners, câmeras de vídeo, unidades de disco
removíveis e outros, sua velocidade pode chegar até 150KBps.
_ USB (Universal Serial Bus) conhecido como Barramento Serial
Universal é uma conexão PnP (Plug and Play) reconhecimento e instalação de
dispositivos automaticamente sem a necessidade de reinicialização e que permite
a conexão de até 128 dispositivos no mesmo barramento. O padrão USB 1.0 permite
velocidade de transmissão de 1,5MBps e o padrão USB 2.0 permite tem velocidade de
60MB/s ou 480Mbps. É uma interface para Modems, Som, Rede, Video, Teclado,
Mouse, Câmeras Digitais, Mouse e muitos outros periféricos. O padrão USB 3.0
também já existente permite uma taxa de transferência de 4,8Gbps ou (600MB/s).
_ PS/2 (Porta Serial 2) = Porta padrão para Mouse e Teclado. O
conector do mouse é Verde e o conector do teclado é roxo.
_ FIREWIRE / iLink / IEEE 1394 = é uma conexão de alta
performance. Muito usada por Câmeras de Vídeo Digital e Discos Rígidos
Externos.
_ PCMCIA (PC Card) = suporte para conexões externas como
Adaptadores Wireless, Mini-modems. Atualmente os notebooks já possuem conexão
para PCCard por meio desta interface.
GABINETE é
onde todos os componentes principais se encontram e onde fica a Placa-Mãe,
usada para conectar os periféricos externos por meio de portas.
A
PLACA-MÃE
A placa-mãe também conhecida como Motherboard ou MainBoard serve
para instalação dos demais periféricos do computador. Existem alguns tipos de
placas-mãe:
AT – Onde encontramos os Slots ISA, EISA, VESA e nos modelos mais
novos, ISA, PCI e se faz uso de memória do tipo SIMM ou SDRAM.
ATX – Obtém-se maior espaço interno, conectadores serial e
paralelo integrados à placa-mãe e pode vir com slots como: PCI, AGP, PCIe
(PCI-EXPRESS), AMR, CNR e memórias do tipo DDR, DDR2, DDR3 e ainda permite o
desligamento automático quando o sistema operacional for encerrado pelo
usuário.
Algumas placas-mãe já vem com dispositivos integrados, como por
exemplo, dispositivo de Vídeo, Som e Rede. Este tipo de placa é denominada
ONBOARD. Já, aquelas que não possuem dispositivos integrados, são chamadas de
OFFBOARD.
Podemos destacar os componentes da placa-mãe:
_ Processador (conectado ao soquete)
_ Memória RAM
_ Bios (memória ROM)
_ Bateria
_ Chipset (norte e sul)
Conectores
_ Slots de expansão (PCI, ISA, AGP...)
_ Conector IDE
_ Conector SATA
_ Conector Mouse(br)/Rato(pt)
_ Conector Teclado
_ Conector Impressora (porta paralela)
_ Conector USB
UCP
(UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO)
Pode também ser chamado de CPU, principal componente de um
computador, responsável pelo registro e processamento de informações da
máquina. A UCP é composta pela ULA (Unidade Lógica e Aritmética), UC (Unidade
de Controle) e Registradores (REM – Registro em Memória). Faz parte da UCP/CPU
os microprocessadores.
Os processadores são o cérebro do computador e responsáveis pelo
controle, gerenciamente e processamento de informações que são solicitadas pelo
usuário e enviadas à memória principal da máquina para que, então, sejam
executadas no computador. Existem basicamente dois tipos de arquiteturas de
processadores:
CISC (Conjunto Complexo de Instruções): Usado em Processadores AMD
e INTEL suporta uma quantidade grande de instruções o que causa lentidão para
executar algumas tarefas.
RISC (Conjunto Reduzido de Instruções): Usado em processadores
PowerPC (Apple), IBM e Sun. Suporta menos instruções e faz com que o
processador execute rapidamente as tarefas. O tempo de cada processo executado
pelo processador é calculado em Hz, que também podemos chamar de Velocidade de
CLOCK. Portanto, veja abaixo exemplos de “CLOCK” de processadores.
ANTIGOS: 133Mhz, 233Mhz, 500Mhz, 800Mhz
RECENTES: 1.6Ghz, 2.2Ghz, 3Ghz, 4Ghz
Obs.:
O termo Hz se refere a freqüência de um processador.
Modelos
de processadores
INTEL
Processadores Intel® QuadCore
Processadores Intel® Core 2 Duo
Processadores Intel® Core Duo
Processadores Intel® Pentium D
Intel® Xeon™ Processadores
Processadores Intel® Pentium® M
Processadores Intel® Pentium® 4
Processadores Intel® Pentium® III
Processadores Intel® Pentium® II
Processador Intel® Pentium®
Processador Intel® Centrino®
Processador Intel® Celeron® D
Processador Intel® Celeron® M
Processador Intel® Celeron®
Processadores Intel® Pentium®
MMX
AMD
AMD K5
AMD K6
AMD K6 II
ATLHON
DURON
ATLHON XP
SEMPRON
ATLHON 64
TURION
TURION X2, X3, X4
Memórias
principais/primárias
São conhecidas como memórias principais: RAM (Random Access
Memory) memória de acesso aleatório, é um tipo de memória de leitura e gravação
temporária, usada pelo processador durante o processo de execução de tarefas no
computador. Quanto maior a quantidade de tarefas e programas em execução, maior
deve ser o espaço (MB / GB) de uma memória RAM.
Atualmente, as memórias RAMs se diferem nas seguintes capacidades:
128MB, 256MB, 512GB, 1GB, 2GB, 3GB, 4GB,8GB,…Observações sobre a RAM para
Concursos:
- É um tipo de memória Volátil
- É usada na execução de tarefas no computador
- Não é usada para Backup
- Pode ser substituída por outra com maior capacidade sem
interferir nos programas instalados
- Pode ser usada por outros dispositivos, como vídeo, som, rede...
- Quando a máquina é desligada, seu conteúdo é apagado.
Tipos
básicos de Slots de memória RAM:
DRAM – SIMM – DIMM – SO-DIMM – SDR-SDRAM – DDR-SDRAM – DDR – DDR2
– DDR3 ROM (Read Only Memory) memória de apenas leitura, como o nome mesmo diz,
permite apenas a leitura de informações. Este tipo de memória só permite uma
única gravação de dados, que ocorre na própria fábrica. No computador, a
Memória ROM contém informações que são carregadas pelo processador durante o
processo de Boot (inicio do sistema) permitindo, portanto, a leitura dos
componentes físicos da máquina e a detecção de erros que visam garantir o
correto funcionamento do sistema.
Vejamos
alguns programas encontrados na memória ROM de um computador:
- BIOS (Basic Input Output System) Sistema básico de entrada e
saída é onde contém os registros dos periféricos instalados no computador e
detalhes técnicos da máquina.
- SETUP é onde o usuário poderá configurar a BIOS do computador.
- POST é o “testador”. Software que verifica se os componentes
conectados na Placa-Mãe foram corretamente instalados e estão funcionando. Caso
contrário, é emitido um aviso sonoro ou visual na tela do usuário.
Observações
sobre a ROM para Concursos:
- Não é um tipo de memória Volátil
- É usada pelo processador para o Boot
- Todos os computadores possuem esta memória.
Memórias
secundárias ou de massa
As memórias secundárias ou memórias de massa são bastante úteis no
armazenamento fixo de informações e dados, pois, diferentemente das memórias
principais, possuem maior capacidade de armazenamento, apesar da velocidade de leitura
e gravação ser inferir à de memórias como a RAM. Vejamos alguns exemplos de
memórias secundárias:
HD (HARD DISK)/Disco Rígido/Winchester – Possui atualmente as
seguintes capacidades: 40GB, 80GB, 120GB, 160GB, 200GB, 250GB, 300GB, 500GB,
750GB, 1TB, 1,5TB, 2TB DISQUETE 31/2 ou FLOPPY DISK muito usado, hoje em desuso,
permite armazenamento de apenas 1,36MB (1,44MB) de dados.
ZIPDISK era para ser o sucessor do disquete, pois permite
armazenamento de dados de 100MB até 750MB.
CD-R/CD-RW – Compact Disk – Gravação e Regravação – Capacidade
máxima limitada 700MB.
DVD – As capacidades variam: DVD5 tem 4.7GB – Face simples; DVD9
tem 8.5GB – Face Dupla; DVD10 tem 9.5GB – Face Simples; DVD18 tem 17GB – Face
Dupla; BLUE-RAY – Gravação de vídeos em alta definição – Hi-Definition; a
capacidade de armazenamento de dados do DVD varia conforme o número de suas
camadas; no geral, apresenta camada única, dupla ou tripla.
PENDRIVE – Um tipo de memória Flash que se conecta através da
porta USB. As capacidades variam de 128MB à 256GB aproximadamente.
FITAS MAGNÉTICAS (DAT) – Comuns para utilização em cópias de
segurança (Backup) – Sua capacidade varia em torno de 10GB a 80GB.
Memória
virtual
É a memória auxiliar à memória RAM. O uso freqüente da memória
virtual pode acarretar na queda de desempenho do sistema, pois a memória
virtual usa o Disco Rígido (HD) para simular um tipo de memória RAM. Sobre a
memória:
- Só é usada quando a memória RAM é insuficiente na execução de
aplicações.
- ocupa espaço em disco rígido, só que de forma temporária.
- É uma memória volátil, só funciona com a máquina ligada.
- A área usada no HD pela memória virtual chama-se Page File
(arquivo de paginação).
- No Sistema Operacional Linux é chamada de Swap.
- Os sistemas operacionais fazem o gerenciamento da memória
virtual.
- A memória virtual pode ter sua capacidade aumentada manualmente
por meio de configurações no próprio sistema operacional
Memória cachê
É a memória de acesso rápido que serve de intermediário entre o
processador e a memória RAM e HD. Sua função é evitar que o processador acesse
os dados de dispositivos de armazenamento por ser mais lento a resposta.
Existem as seguintes memórias Cache:
CACHE L1: Memória Estática presente nos processadores. Sua
capacidade varia de 512KB a 4MB atualmente.
CACHE L2: Localizada do lado de fora do processador possui mais
capacidade que a L1 e também auxilia o processador.
CACHE L3 – Terceiro Nível de memória Cache. Localiza-se na
placa-mãe e é mais complexo que o cachê L1 e L2.
Periféricos/dispositivos
de entrada
São dispositivos que enviam, basicamente informação para o
computador (CPU – Unidade Central de Processamento). São exemplos de
periféricos de entrada.
MOUSE
TECLADO
LEITORES DE CD/DVD
LEITOR DE CÓDIGO DE
BARRAS
SCANNER
Periféricos/dispositivos
de saída
Transmitem informações do computador para os dispositivos. Vejamos
alguns:
IMPRESSORAS
CAIXAS DE SOM
MONITOR DE VÍDEO
PADRÃO
Periféricos/dispositivos
de entrada e saída
São aqueles que enviam/recebem informações para/do computador.
MONITORES TOUCH
SCREEN
GRAVADOR DE
CD/DVD
Outros Drives também:
Drive de Disquete,
ZipDrive...
EQUIPAMENTOS
FUNCIONAIS
Redes de computadores: conceitos básicos, conectores, meios de
transmissão, padrões, tecnologias, protocolos TCP/IP. Uma Rede de Computadores
é formada por dois ou mais computadores interligados através de um cabo ou não
a fim de compartilhar informações, dados ou serviços. Existem atualmente vários
tipos de Redes. Podemos citar: Redes Local, Metropolitana e Mundial. Todas elas
estão também dividas em três partes: Estrutura Física, Topologias e Protocolos
.
Estrutura
física
A estrutura física é formada pelos chamados:
Servidores: Máquina responsável por disponibilizar
serviços, dados ou informações para os demais computadores da REDE. Geralmente,
um servidor é mais potente e fica ligar 24h por dia.
Clientes: São os computadores que buscam os dados
dos servidores.
Cabos: Elemento responsável pela comunicação entre os computadores. Hoje
já existem redes que não necessitam obrigatoriamente de um cabo para se
comunicarem.
Interface de REDE: Componente responsável pelo
funcionamento de uma REDE. Podemos citar as Placas de Rede, Modem, Hubs e
Switchs. Em relação a sua abrangência, as redes podem ser classificadas nos
seguintes tipos:
LAN: Rede LOCAL, Ethernet, Intranet, Rede Interna
MAN: Uma rede interligada com aproximadamente 30KM de distância.
WAN: é a Rede Mundial de computadores. Serviços e dados sendo
compartilhados pelo mundo todo.
INTRANET: Rede privada que utilizada os mesmos protocolos
e estrutura de Rede Internet
EXTRANET: A extranet é a ligação de duas ou mais
intranet que se comunicam através da internet.
INTERNET: A internet são todas as redes
interligadas formando assim a “Rede mundial de computadores”.
TAXA DE TRANSMISSÃO: (bps = bits por segundo) é
assim que é medido a velocidade de transmissão de dados de uma rede de
computadores.
Redes
wireless
Hoje é possível enviar e receber dados de qualquer lugar graças as
“Redes Wireless”. Este termo significa “Redes Sem-Fio”. Assim, como estão
divididos as redes com cabo, as Redes sem-fio podem ser:
WLAN: Bluetooth, Wi-Fi e Infravermelho
WMAN: Rede de médio alcance: WiMAX (Padrão)
WWAN: 1G, 2G e 3G. Rádio, GSM, CDMA...
Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais -
Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento
e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para
a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo
OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE
como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais
amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de
rede como Token Ring, FDDI e ARCNET.
Topologias
É a forma como são divididas as redes de computadores. São
diversos formatos que são conhecidos como:
Topologia em Barramento:
• Constituída por uma única linha de dados
•Não existe um elemento central (concentrador)
•Usa um cabo para conectar vários computadores
•Os dados passam por todos os computadores
• Solução barata para lugares pequenos
• Pode apresentar problemas físicos e de REDE
•A paralisação de uma estação implica na paralisação de todas.
Topologia em Estrela:
• Há um elemento central para gerenciar a Rede
• É mais eficaz na transmissão que a topologia barramento
• Alta perfomance. O elemento central (concentrado) é que monitora
as transmissões.
• Possui desempenhos diferentes quando usada com concentradores
diferentes: HUB ou SWITCH
• A Paralisação do Concentrador implica na paralisação de todas as
máquinas.
• Possui um custo elevado de instalação
Topologia em Anel:
• Transmissão em Anel. Circuito Fechado.
•As informações se propagam passando por todos os computadores em
rede.
•Os dados circulam pela rede em um único sentido. Ou Horário ou
Anti-horário.
•Não há atenuação do sinal
•A paralisação de uma estação implica na queda de todas.
Protocolos
Os protocolos sãos normas utilizados para a comunicação entre
computadores. O Principal protocolo de comunicação utilizado em REDES é o
TCP/IP.
Protocolo IP
Conhecido como “Protocolo Internet” ou em inglês Internet
Protocol, o IP é a dos protocolos mais importantes do conjunto de protocolos da
Internet. Responsável pela identificação das maquinas e redes e encaminhamento
correto das mensagens entre elas. É o conjunto de quatro números separados por
pontos que identifica cada um dos computadores ligados à Internet em todo o
planeta. Exemplo: 192.168.10.15. As informações enviadas para a internet são
fragmentadas em pedaços, a qual chamamos de “Datagramas”. Os datagramas são
dividos em Cabeçalho e Corpo. É no cabeçalho que se encontram as informações de
Destino e Origem e no corpo os dados que serão transmitidos.
Importante!:
• Todo computador possui um número IP.
• O número IP pode ser um número fixo ou dinâmico(alternativo)
• Existe o número IP para Redes Locais e o Número IP para Redes
Mundiais.
• A cada nova sessão de uso da internet, o número IP de um
computador, quando dinâmico, é renovado e alterado para outro disponível na
internet.
• Existem números IPs inválidos. São aqueles em que a numeração
ultrapassa o valor “255”. Ex.: 255.255.255.256 / 192.168.300.240
ARQUITETURA
TCP/IP
Família de protocolos que torna possível a comunicação de
computadores de redes diferentes. É um padrão de fato para inter-redes abertas
e é a linguagem universal da Internet. Esta família de protocolos é separada em
Camadas. Vejamos:
CAMADAS FUNÇÃO
APLICAÇÃO
SMTP, TELNET, FTP, HTTP, DNS, POP3, IMAP, NNTP. A camada de
aplicação é a camada que a maioria dos programas de rede usam de forma a se
comunicarem
IP DADOS
Através de uma rede com outros programas. Alguns programas específicos
incluem o HTTP (navegação na World Wide Web), FTP (transporte de arquivos),
SMTP (envio de email), SSH (login remoto seguro), DNS (pesquisas nome <->
IP) e muitos outros.
TRANSPORTE
TCP, UDP. Os protocolos na camada de transporte podem resolver problemas
como confiabilidade (o dado alcançou seu destino?) e integridade (os dados chegaram
na ordem correta?). Na suíte de protocolos TCP/IP os protocolos de transporte
também determinam para qual aplicação um dado qualquer é destinado.
INTER-REDE
IP, ICM, ARP, RARP. Responsável pela comunicação das máquinas de
destino e origem, roteamento e comutação de pacotes.
INTERFACE
DE REDE
PPP, Ethernet, Token-Ring, FDDI, HDLC, SLIP, ATM. É responsável
pela envio de datagramas construídos na camada de Inter-Rede. Também realiza o endereçamento
e identificação dos mesmos.
Camada
de aplicação
HTTP: é a sigla em língua inglesa de HyperText Transfer Protocol
(Protocolo de Transferência de Hipertexto), um protocolo de Aplicação do Modelo
OSI utilizado para transferência de dados na rede mundial de computadores, a
World Wide Web. Também transfere dados de hiper-mídia (imagens, sons e textos).
Normalmente, este protocolo utiliza o porta 80 e é usado para a comunicação de
"sites" (sítios), comunicando na linguagem HTML (Hipertext Markup
Language, ou Linguagem de Marcação de Hipertexto). Contudo, para haver
comunicação com o servidor do site é necessário utilizar comandos adequados,
que não estão em linguagem HTML.
FTP: significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência
de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos
(também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet. Pode
referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo
(Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por
influência do programa de transferência de arquivos do Unix).
DNS: (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um
sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo
duas definições:
• Examinar e atualizar seu banco de dados.
• Resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).
POP3: O Post Office Protocol (POP3) é um protocolo utilizado no
acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. O POP3 está definido no RFC
1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico
possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Aí, o
utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes,
armazena-las, etc.
IMAP: (Internet Message Access Protocol) é um protocolo de
gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 - protocolo
que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. A última versão é o
IMAP4. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o
internauta pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador,
tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Outlook
Express ou o Evolution).
SMTP: é um protocolo relativamente simples, baseado em texto
simples, onde um ou vários destinatários deuma mensagem são especificados (e,
na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. É
bastante fácil testar um servidor SMTP usando o programa telnet. Este protocolo
corre sobre a porta 25 numa rede TCP.
TELNET: é um protocolo cliente-servidor de comunicações usado para
permitir a comunicação entre computadores ligados numa rede (exemplos: rede
local / LAN, Internet), baseado em TCP. Antes de existirem os chats em IRC o
telnet já permitia este gênero de funções. O protocolo Telnet também permite obter
um acesso remoto a um computador. Este protocolo vem sendo gradualmente
substituído pelo SSH, cujo conteúdo é encriptado antes de ser enviado. O uso do
protocolo telnet tem sido desaconselhado, à medida que os administradores de
sistemas vão tendo maiores preocupações de segurança, uma vez que todas as
comunicações entre o cliente e o servidor podem ser vistas, já que são em texto
plano, incluindo a senha.
SSH: é, simultaneamente, um programa de computador e um protocolo
de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar
comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com
a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada.
NNTP: é um protocolo da internet para grupos de discussão da
chamada usenet. É definido pela RFC 977. Especifica o modo de distribuição,
busca, recuperação e postagem de mensagens usando um sistema de transmissão de
notícias numa comunidade ARPA na internet.
CAMADA
DE TRANSPORTE
TCP: (acrônimo para o inglês Transmission Control Protocol) é um
dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A
versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado para redes globais,
já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência
apropriada e sem erros, pela rede.
UDP: é normalmente utilizado por aplicações que exigem um
transporte rápido e contínuo de dados entre equipamentos. Enquanto no protocolo
TCP é dado prioridade à conexão e a chegada correta dos dados no ponto de
destino, o UDP não verifica o recebimento e a integridade dos dados enviados.
Por conseqüência, existe a possibilidade de que, eventualmente, as informações
transmitidas sejam recebidas de forma incorreta ou mesmo não cheguem ao
destinatário. Entretanto, a maior simplicidade do UDP faz com que este protocolo apresente ganhos na
velocidade de transmissão e recepção de dados, algo que nos dias atuais se
torna cada vez mais importante.
INTER-REDE
IP: é um acrónimo para a expressão inglesa "Internet
Protocol" (ou Protocolo de Internet), que é um protocolo usado entre duas
máquinas em rede para encaminhamento dos dados.
ICM: é um protocolo integrante do Protocolo IP, definido pelo RFC
792, e utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer
computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP, e alterar o
comportamento em resposta ao erro relatado. Os gateways devem estar programados
para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum
erro. As mensagens ICMP geralmente são enviadas automaticamente em uma das
seguintes situações:
* Um pacote IP não consegue chegar ao seu destino (i.e. Tempo de
vida do pacote expirado)
* O Gateway não consegue retransmitir os pacotes na frequencia
adequada (i.e. Gateway congestionado)
* O Roteador ou Encaminhador indica uma rota melhor para a maquina
a enviar pacotes. Ferramentas comumente usadas em Windows basedas nesse
protocolo são: Ping e Tracert
ARP: é um protocolo usado para encontrar um endereço Ethernet
(MAC) a partir do endereço IP. O emissor difunde em broadcast um pacote ARP
contendo o endereço IP de outro host e espera uma resposta com um endereço MAC
respectivo. O ARP permite que o endereço IP seja independente do endereço Ethernet,
mas apenas funciona se todos os hosts o suportarem.
RARP: Reverse Address Resolution Protocol (RARP) ou Protocolo de
Resolução Reversa de Endereços associa um endereço MAC conhecido a um endereço
IP. O RARP permite que o dispositivo faça uma solicitação para saber seu
endereço IP.
INTERFACE
DE REDE
PPP: protocolo ponto-a-ponto (point-to-point protocol, em inglês),
também conhecido como PPP é implementada através de conexões físicas do tipo
RS-232 ou modens. Atualmente é possível usar conexões PPP até sobre Ethernet
(PPPoE) com o objetivo de transportar todo o tráfego entre 2 dispositivos de
rede através de uma conexão física única.
Ethernet: é uma tecnologia de interconexão para redes locais -
Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento
e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para
a camada de controle de acesso ao meio.
Token-Ring: essa arquitetura opera a uma velocidade de transmissão
de 4 a 16 Mbps, utilizando como meio de transmissão o par trançado, sendo que,
o protocolo token funciona passando uma permissão de transmissão para cada
estação do anel consecutivamente e essa permissão fornecida pelo protocolo é chamada
de token (bastão ou ficha de passagem) a qual vai passando de estação em
estação na rede. Utilizadas em Redes Anel.
FDDI: As redes FDDI adotam uma tecnologia de transmissão idêntica
às das redes Token Ring, mas utilizando, vulgarmente, cabos de fibra óptica, o
que lhes concede capacidades de transmissão muito elevadas (na casa dos 100
Mbps ou mais) e a oportunidade de se alargarem a distâncias de até 200 Km, conectando
até 1000 estações de trabalho. A expansão de redes de âmbito mais alargado,
designadamente redes do tipo MAN (Metropolitan Area Network), são algumas das
possiblidades do FDDI, tal como pode servir de base à interligação de redes
locais, como nas redes de campus.
HDLC: Principais características :
* Protocolo orientado a bit
* Utilizado na recomendação X.25
* Modo de operação síncrona
* Pode operar em modo de resposta assíncrona nas duas direções, com
ambos ETD e ECD
* Desenvolvendo uma função primária e secundária
Transmissão
half-duplex e full-duplex:
* Suporta configurações ponto-a-ponto e multiponto
* Opera em linhas privadas ou discadas
Transmissão
de dados através de frames:
* Transparência dos dados garantida pela técnica bit stuffing
* Utiliza o método de sliding window na transmissão
* Pode operar em três modos de resposta
Protocolo
orientado a conexão, contendo operações para:
* Estabelecer conexão
* Transmitir dados
* Reinicializar conexão
* Encerrar conexão
SLIP: O protocolo SLIP define dois caracteres especiais: END e
ESC. END é o octal 300 (192 decimal) e ESC é o octal 333 (219 em decimal),não
deve ser confundido com o ESC do codigo ASCII; para evitar confusões o caracter
ESC referenciado neste documento será o ESC do protocolo SLIP.Para enviar um
pacote, um host SLIP simplesmente inicia enviando os dados no pacote. Se algum
byte dos dados for o mesmo código do caracter END, uma seqüência de dois bytes
ESC e o octal 334 (220 decimal) será enviado em seu lugar.
ATM: A tecnologia ATM utiliza a multiplexação e comutação de
pacotes para prover um serviço de transferência de dados orientado a conexão,
em modo assíncrono, para atender as necessidades de diversos tipos de
aplicações de dados, voz, áudio e vídeo. Diferentemente dos protocolos X.25 e
Frame Relay, entre outros, o ATM utiliza um pacote de tamanho fixo denominado
célula (cell). Uma célula possui 53 bytes, sendo 48 para a informação útil e 5
para o cabeçalho.
Software:
conceitos, sistemas operacionais. Ambientes WindowsXP/Vista/7BR e Linux.
Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou
aplicativos instalados nas áreas de atuação.
Softwares são os programas
do computador. É o software que torna o computador útil, informando a ele como
executar determinada tarefa. Os Softwares são considerados os interpretadores
dos comandos do usuário para a linguagem da máquina. O principal software de um
computador é seu sistema operacional.
FUNÇÕES
DE UM SISTEMA OPERACIONAL:
- Gerenciamento de Recursos de Hardware;
- Gerenciamento de outros programas;
- Gerenciamento de Memória;
- Gerenciamento da Memória Virtual;
- Permitir a Interface entre o usuário e a máquina.
- Interpretar os comandos executados pelo usuário.
Vejamos o funcionamento agora do Sistema Operacional Windows, por
meio de sua interface:
Comecemos pelo Windows XP. Vamos apresentar agora algumas
informações básicas a respeito do ambiente gráfico do Windows XP, tais como:
Área de Trabalho, Menu Iniciar, Painel de Controle, Pastas e Arquivos e Windows
Explorer.
Ao Iniciar o Windows encontramos a primeira tela de apresentação:
Área de Trabalho ou Desktop. Na área de trabalho encontramos alguns ítens como:
•
Barra de Tarefas: exibe as janelas dos programas e pastas que
estão em execução. Relógio do Windows;
•
Barra de acesso rápido e menu iniciar;
•
Menu Iniciar: Atalhos para programas e aplicativos e ferramentas
do Windows;
•
Atalhos para programas, pastas e aplicativos;
•
As principais pastas do sistema Windows. Lixeira, Meus locais de
REDE, Meus Documentos, Internet Explorer e Meu Computador;
•
Atalho para acessar as propriedades de vídeo que permite mudar a
cor e formato da área de trabalho e das janelas do Windows;
USANDO
O MOUSE
As operações no Windows são facilmente realizadas utilizando o
mouse. Por exemplo:
PASTA
LIXEIRA
A Lixeira é uma pasta do Windows usada para armazenar
temporariamente documentos, pastas e arquivos que não são mais utilizados pelo
usuário. Existem duas situações exibidas através do seu ícone: LIXEIRA CHEIA ou
LIXEIRA VAZIA.
• É possível restaurar todos ou alguns arquivos enviados pela
lixeira
• É possível esvaziar a lixeira clicando com o botão direito do
mouse e escolhendo a opção Esvaziar Lixeira.
• Para excluir um arquivo e não enviá-lo para a lixeira, é
suficiente pressionar no teclado as teclas SHIFT + DEL.
• Para que um documento excluído não seja enviado para a lixeira,
de forma automática, é suficiente clicar com o botão direito sobre o ícone
Lixeira e escolher a opção Propriedades. Abaixo marcamos a opções correspondente:
NÃO MOVER OS ARQUIVOS PARA A ‘LIXEIRA’.
• Caso a lixeira esteja com sua capacidade de armazenamento
completa, os próximos documentos ou arquivos excluídos pelo usuário serão
automaticamente apagados permanentemente e não enviados para a lixeira
BOTÃO SELECT (ESQUERDO): Seleciona os arquivos;
BOTÃO AUXILIAR (DIREITO): Exibe menu de opções.
• A Lixeira é uma pasta que não pode ser compartilhada em uma rede
de Computadores.
• Não é possível excluir a Pasta Lixeira do windows por ser uma
pasta do sistema.
OUTRAS
PASTAS DO SISTEMA WINDOWS
MEUS LOCAIS DE REDE: Mostra as unidades e pastas compartilhadas na
Rede de computadores. Exibe a lista de computadores conectados na Rede
MEU COMPUTADOR: Exibe as unidades de discos locais e removíveis do
computador. Mostra também algumas pastas.
MEUS DOCUMENTOS: Pasta pessoal para armazenamento de arquivos do usuário.
Na pasta meus documentos temos as pastas: MINHAS MÚSICAS, MEUS VÍDEOS e MINHAS IMAGENS.
MINHAS MÚSICAS: Pasta com recursos para cópia, gravação e
reprodução de áudio no computador.
MINHAS IMAGENS: Pasta com recursos de Álbum para imagens nela
armazenadas.
DOCUMENTOS RECENTES: Histórico dos últimos documentos e arquivos
executados no computador.
DIFERENÇAS
ENTRE “PASTAS” E “ARQUIVOS”
No Windows é possível criar novas pastas e arquivos através do
botão direito do mouse, na opção NOVO:
PASTA COMPACTADA (ZIPADA): Faz a compressão de arquivos. É possível diminuir o “peso” de um ou mais
arquivos colocando-os nesta pasta;
PASTA PADRÃO DO WINDOWS: Usada para armazenamento de arquivos e de
outras pastas a qual chamamos “Subpastas” – Uma subpasta é simplesmente uma
pasta dentro de outra.
PASTA COMPARTILHADA: É uma pasta que pode ser acessada remotamente
através de outro computador.
ARQUIVO ATALHO: Um documento ou pasta que possui uma seta
sobreposta é um atalho de um arquivo real.
MENU INICIAR: No Menu Iniciar do Windows encontramos diversos
programas e atalhos. Acima observamos que o menu do Windows XP possui duas
colunas. Do lado esquerdo podemos encontrar a lista de programas mais acessados
e do lado direito atalho para pastas, arquivos e programas. É possível no menu
iniciar:
• Desligar, Fazer Logoff;
• Acessar “todos os programas”;
• Pesquisar pastas e arquivos;
• Solicitar Ajuda do Windows;
• Acessar o Painel de Controle;
• Alterar a forma de exibição do Menu Iniciar;
• Configurar Impressoras e Aparelhos de Fax;
• Acessar a lista do últimos documentos abertos. (PASTA DOCUMENTOS
RECENTES);
• Conectar a Internet através de um provedor, caso assim esteja
configurado.
PAINEL
DE CONTROLE
As configurações de Hardware e Software são realizadas através de
ferramentas encontradas facilmente na janela Painel de Controle acessada
através do botão do Windows.
Opções
encontradas no Painel de Controle:
Adicionar Hardware: Você pode usar Adicionar hardware para detectar
e configurar dispositivos conectados ao seu computador, como impressoras, modems,
discos rígidos, unidades de CD-ROM, controladores de jogo, adaptadores de rede,
teclados e adaptadores de vídeo.
Adicionar ou remover programas: Você pode usar Adicionar ou
remover programas para gerenciar programas no seu computador. Essa opção
permite que você adicione um novo programa ou altere ou remova um programa existente.
Atualizações automáticas: Essa ferramenta é utilizada para configurar
a atualização do sistema operacional Windows, via internet.
Barra de tarefas e menu Iniciar: Essa opção serve para configurar a
barra de tarefas, que está localizada na parte inferior do seu monitor, junto
com o botão Iniciar do Windows, nela você pode alternar os modos de exibição do
menu Iniciar, tal como exibição no modo clássico, ou WinXP, também pode alterar
os ícones que irão ou não aparecer no Menu Iniciar.
Central de Segurança: Exibe, status da Segurança do seu computador.
Anti vírus instalado ou não, se está funcionando corretamente, se está
atualizado.A Central de Segurança ajuda a gerenciar as configurações de
segurança do Windows.
Conexões de Rede: Você pode usar Conexões de rede para configurar
a conectividade entre o seu computador e a Internet, uma rede ou outro
computador.
A opção Conexões de rede permite que você defina as configurações
para acessar funções ou recursos de rede locais ou remotos.
Configuração de Rede: Como o próprio nome já diz, com essa ferramenta
você configura a Rede Local de seu computador. Configurar o FireWall do Windows,
configurar uma conexão remota, entre outras coisas.
Configuração de Rede sem Fio: Esta ferramenta o ajuda a configurar
uma rede sem fio com segurança na qual todos os seus computadores e dispositivos
se conectam por um ponto de acesso sem fio (isto se chama rede de Infra-Estrutura sem fio).
Contas de Usuário: Com as contas de usuário, é possível personalizar
a apar6encia do Windows e da área de trabalho para cada usuário do computador.
Data e hora: Ajuste a data e a hora do seu computador.
Ferramentas Administrativas: Essa opção te fornece diversas opções
de acessibilidade do Windows, tais como velocidade de animação do menu inciar
Firewall do Windows: O Firewall do Windows, ajuda a proteger seu computador
evitando que pessoas desconhecidas acessem seu computador ou pela Internet, ou
por uma Rede local.
Fontes: Aqui você encontra todas as fontes (estilos de letras) instaladas
no seu computador, podendo adicionar ou remover algumas se desejar.
Impressoras e aparelhos de fax: Aqui você poderá adicionar uma nova
impressora, ou aparelho de fax ao seu computador.
MOUSE: Permite a configuração do mouse no computador. Inverter
botões padrões e velocidade de clique.
Opções da Internet: Em Opções da Internet, você poderá configurar
o programa Internet Explorer .
Opções de Acessibilidade: Aqui você pode alterar algumas configurações
do computador, tais como, inverter o botão do mouse de Destro para Canhoto,
exibir Teclado Virtual na tela caso você esteja com o Teclado quebrado.
Opções de Energia: permite configurar o computador para desligar o
monitor automaticamente após alguns minutos ocioso.
Opções de Pasta: Essa ferramenta serve para você alterar a forma
em que as pastas são exibidas no computador.
Opções de telefone e modem: Essa ferramenta serve para você configurar
a placa de Fax-Modem,
Opções Regionais e de Idioma: Configura idioma do Teclado, Moeda e
fuso horário Scanners e Câmeras: Permite instalar e remover scanners e câmeras
digitais.
Sistema: Exibe informações de hardware instalado.
Sons e dispositivos de Áudio: Altera sistemas de som do computador.
Tarefas Agendadas: Permite executar automaticamente qualquer tarefa
no computador.
Teclado: Permite a configuração do teclado, velocidade...
Propriedades de Vídeo: Permite alterar resoluções e proteção de tela...
entre outras funções.
Fala: Configura dispositivo de fala do computador
Dispositivos de Mídia Portáteis: Permite visualizar dispositivos com
os pendrives e mp3 players...
WINDOWS
EXPLORER
O Windows Explorer é também conhecido como gerenciador de arquivos
e pastas do Windows. Existem vários caminhos que podem levar ao Windows
Explorer.
• Através do Menu Iniciar
• Tecla de atalho: “Windows+E”
Caixa de Comandos que permite: Fechar, maximizar. Restaurar, fechar
e mover uma janela da pasta
Comandos: MINIMIZAR. MAXIMIZAR/RESTAURAR e FECHAR.
Através da Janela “Windows Explorer” é possível a visualização dos
diretórios e unidades. Caso o diretório ou pasta esteja ocupado por outras
pastas ou subpastas, é possível visualizar clicando no sinal para expandir
pastas e no sinal para ocultar pastas.
Podemos encontrar os seguintes botões/comandos da Barra de Menus:
MENU ARQUIVO
MENU EDITAR
MENU EXIBIR
MENU FAVORITOS
MENU FERRAMENTAS
MENU AJUDA
BARRA DE BOTÕES DAS PASTAS
BOTÃO VOLTAR: Permite voltar a pasta anterior;
BOTÃO AVANÇAR: Permite avançar para última pasta acessada;
BOTÃO – NÍVEL ACIMA: Sobe um nível na hierarquia de pastas;
PESQUISAR: Permite pesquisar arquivos e pastas;
EXIBIR OU OCULTAS PASTAS: Exibe ou oculta a coluna de pastas;
EXCLUIR: Permite excluir um arquivo/pasta selecionado;
DESFAZER AÇÃO: Desfaz a última ação realizada;
MOVER PARA...: Move a pasta ou arquivo para outro local...
COPIAR PARA...: Copia a pasta ou arquivo para outro local...
MODOS DE EXIBIÇÃO: Permite que a lista de arquivos seja exibida
como: Listas, Ícones, Detalhes, Lado-a-Lado ou Miniaturas.
BARRA DE ENDEREÇOS: A barra de endereços presente nas pastas do
Windows, exibe outras pastas do Sistema e permite também que através dela, tais
pastas sejam acessadas. Também é possível através desta mesma barra de
endereços acessar um determinado site por meio do seu endereço URL (http://www.site.com.br),
por exemplo, sem a necessidade de abrir o programa navegador desejado.
É possível também, visualizar a lista dos últimos sites acessados
por meio desta barra de endereços, presente no Windows.
Windows
Vista
O Windows Vista inclui muitas melhorias e alguns recursos de
segurança para proteger os computadores clientes das ameaças de última geração,
incluindo worms, vírus, e outros softwares maléficos (os também chamados
malwares). Não vamos aqui repetir tudo o que já dissemos sobre o Windows, o
legal é você aprender somente o que mudou.
Melhoria visual
Uma aparência nova, porém familiar, foi criada para o menu Iniciar
do Windows Vista. Podemos notar rapidamente a pesquisa no menu iniciar. A
Pesquisa Rápida para localizar as informações necessárias ficou muito mais ágil
e está disponível em qualquer janela do Explorer; isso permitirá que você
acesse suas informações facilmente sempre que precisar.
O novo Documento Explorer transforma o trabalho com arquivos em
uma tarefa extremamente simples. Com o novo recurso Ícone Ativo, é possível
localizar arquivos com mais rapidez e ver seu conteúdo sem precisar abri-los. Digite
palavras-chave na caixa Pesquisa Rápida no novo Painel de Controle para
encontrar rapidamente a configuração correta do sistema.
O Windows Vista Aero possui efeitos visuais espetaculares, como os
elementos de interface transparentes.Para ver miniaturas dos itens da barra de
tarefas,basta posicionar o ponteiro do mouse sobre esses itens. Recurso Flip 3D
para navegar pelas janelas abertas utilizando a roda de rolagem do mouse. O
Windows Vista foi projetado para ser a versão mais segura do Windows.
Controle de Conta de Usuário
O UAC (Controle de Conta de Usuário), um novo conjunto de recursos
do Windows Vista, ajuda a atingir o equilíbrio entre a flexibilidade e o poder
de uma conta de administrador e a segurança de uma conta de usuário padrão.
Os alertas de segurança permitem que seja solucionado rapidamente
problemas que possam danificar o PC baseado no Windows Vista.
Suspensão
O Windows Vista apresenta um novo estado de energia chamado
Suspensão. No Windows XP, depois que o PC é desligado, leva muito tempo para
ativá-lo novamente. O novo estado Suspensão do Windows Vista combina a
velocidade de Em Espera com os recursos de proteção de dados e o baixo consumo
de energia de Hibernar. Reiniciar o uso quando o PC está no estado Suspensão
leva apenas de 2 a 3 segundos. Você poderá desligar e reiniciar o computador
com menos freqüência se usar o novo estado Suspensão. Basta um clique para não
apenas reduzir o consumo de energia, mas também proteger melhor os dados.
Restauração do Sistema
O recurso Restauração do Sistema foi apresentado originalmente no
Windows XP para permitir que as pessoas restaurassem o estado anterior de seus
computadores sem perder arquivos de dados pessoais (por exemplo, arquivos
gráficos, emails e documentos do Microsoft Office Word). Com a Restauração do
Sistema você não precisa se preocupar em criar instantâneos do sistema, pois
ela cria automaticamente pontos de restauração facilmente identificáveis, que
podem ser usados para restaurar o estado anterior do sistema. Os pontos de
restauração são criados em eventos significativos do sistema (como quando você
instala aplicativos ou drivers) e também periodicamente (todos os dias). Você
também pode criar e nomear pontos de restauração sempre que desejar.
Nova central de Sincronização
A nova Central de Sincronização para gerenciar a sincronização de
seus dados com outros PCs ou com os dispositivos conectados ao seu PC ficou
mais dinâmica no Windows Vista.
Windows Seven - 7BR
Muitas novidades podem ser observadas na recente versão 7 do
Sistema Operacional Windows. As mudanças começam desde a interface mais
atraente, bem mais do que no Windows Vista (antercessor aeste), como também em
outros recursos que iremos citar abaixo:
AeroShake: Mantendo o cursor do mouse clicado sobre a barra de
título de qualquer janela aberta no Windows e “chaqualhando” a mesma, todas as
demais em segundo plano são minimizadas.
Busca Instantânea: É possível realizar a busca de arquivos,
programas e documentos em todo o sistema usando simplesmente o menu iniciar.
Ferramenta de Captuda: Claro! Ainda podemos usar a tecla “Print
Screen”. Mas o novo Windows já possui sua ferramenta de captura de tela.
FLIP 3D de Janelas
Na hora de procurar ou alternar entre as janelas abertas o usuário
encontrará uma segunda e melhor opção: Teclas Windows (Winkey) + TAB. Esse
comando aplicará o efeito acima, que permitirá você navegar entre as aplicações
abertas, no formato 3D.
Windows Media Center
Reunir todos os recursos multimídia agora é mais fácil. No Windows
7, o usuário poderá contar com esses recursos diretamente na sua área de
trabalho. Gravar programas de TV, assisti-los, DVD, Blu-Ray e muito mais.
Bibliotecas de Arquivos
As Bibliotecas no Windows 7 tornam fácil a localização, o trabalho
e a organização de arquivos espalhados por seu PC ou pela rede. Uma biblioteca
reúne suas coisas em um lugar – sem importar onde realmente elas estão
armazenadas. Você pode criar quantas bibliotecas quiser e depois compartilhá-las
em sua rede doméstica.
Novos Temas e Personalizações
Que tal deixar o Windows 7 com uma cara especial? O novo painel de
customizações desta versão permite você adicionar novos temas e personalizá-los
ao seu gosto. Nova Barra de Tarefas com o Recurso AeroPeek que permite você
visualizar e acessar recursos bem mais rápido que as versões anteriores. Uso de
Gadges. A Microsoft aposentou a barra lateral (aonde ficavam os gadgets) porém
continuam existindo, e o usuário pode colocá-los diretamente no desktop.
Visualização Fácil e Rápida dos dispositivos instalados. O novo
sistema operacional poderá rodar tranquilamente em computadores com apenas 1GB
de memória RAM.
Comandos gerais do Windows 7
WinKey + Seta paracima
Maximiza janela WinKey + Seta para baixo Restaura janela (se
maximizada) / minimiza janela
WinKey + Seta para esquerda
Fixa janela à esquerda
WinKey + Seta para direita Fixa janela à direita
WinKey + Shift + Seta para esquerda Move janela para monitor da esquerda
(se houver mais de um)
WinKey + Shift + Seta para direita Move janela para monitor da
direita (se houver mais de um)
WinKey + Home Minimiza / restaura todas as janelas, exceto a que
estiver em destaque
WinKey + T Foca na primeira entrada da Superbar. Pressionando novamente,
alterna entre elas
WinKey + Barra de espaço Mostra o desktop (Aero Peek)
WinKey + G Traz os gadgets à frente, em ordem-z
WinKey + P Mostra opções de monitores/projetores externos
WinKey + X Central de mobilidade
WinKey + # (# = número, de 1 a 5) Abre uma nova instância do programa
correspondente ao número fixado na Superbar . Por exemplo: WinKey + 1 abre o primeiro
programa; WinKey + 4, abre o quarto programa
WinKey + + (sinal de mais) /
WinKey + - (sinal de menos) Zoom
WinKey + Tab Aero Flip (alterna entre os programas abertos)
Explorer
Alt + P Mostra/oculta painel de prévisualização Modificadores
da Superbar
Shift + clique Abre nova instância Botão do meio do mouse Abre
nova instância
Ctrl + Shift + clique Abre nova instância com privilégios
administrativos
Shift + clique (botão direito) Abre menu da janela (maximizar,
minimizar, mover, etc.)
Shift + clique (botão direito) em grupo de janelas Abre menu de
janela referente a todas as janelas do grupo
Control + clique em grupo de janelas Circula através das janelas
(ou abas) do grupo
Linux
O Sistema operacional Linux nasceu no ano de 1991 e tem como
criador Linus Tovards. Minix foi o primeiro projeto antes do surgimento do
atual Linux. Após várias experiências, o Linux se torna oficialmente um sistema
operacional com excelentes parâmetros de usabilidade que conquistou e conquista
cada vez mais usuários.
O Linux é um sistema que adota a licença GPL (General Public
License ou Licença Pública Geral) que permite o uso do mesmo sem quaisquer
restrições. Também conhecido como Software Livre, esta licença (GPL) permite:
_ Uso sem restrição do software em qualquer plataforma e/ou
equipamento;
_ Cópia e reprodução do mesmo, não configurando esta ação como
pirataria;
_ Podendo ser gratuito ou não, dependendo o do fornecedor do
sistema;
_ O seu código-fonte (código de criação) é aberto para qualquer
usuário (físico ou jurídico) para estudo, modificações ou aperfeiçoamentos que
atenderão a todos os outros usuários ou à um grupo limitado.
DISTRIBUIÇÕES
DO LINUX
_ UBUNTU _ RED HAT
_ SLACKWARE
_ DEBIAN
_ CONECTIVA
_ SUSE
_ FEDORA _ KURUMIN
_ MANDRIVA
_ TURBOLINUX
_ KNOPPIX
_ YELLOW DOG LINUX (MAC)
_ KUBUNTU
_ PQUI (Goiás)
SISTEMAS
DE ARQUIVOS DO LINUX
• EXT2
• EXT3
• ReiserFS
• XFS
• Swap (tipo memória virtual)
• VFat (conhecido como Fat32)
GERENCIADORES
DE BOOT DO LINUX
_ LILO
_ GRUB
Gerenciadores de Boot permitem que o usuário do computador escolha
qual sistema operacional usar. Isso ocorre quando a máquina possui dois ou mais
sistemas operacionais.
INTERFACES
DO LINUX
Os sistemas operacionais atuais possuem o conceito de Sistemas
Multitarefas o que permite que o usuário execute um ou mais tarefas e programas
simultaneamente, usando, por exemplo o recurso de janelas. O Linux possui duas
interfaces: De Texto, que conhecemos como Shell e Gráfico que podemos conhecer como
KDE, GNOME, XFCE e muitos outros.
Vejamos algumas telas:
ESTRUTURA
DE DIRETÓRIOS DO LINUX
Colocamos arqui a lista de alguns diretórios do Linux:
Diretório - Descrição
/bin Arquivos binários de comandos essenciais do sistema.
/boot Arquivos de boot (inicialização; boot-loader; Grub); kernel
do Linux.
/dev Dispositivos (devices) de entrada/saída: floppy, hardisk,
cdrom, modem .
/etc Arquivos de configuração (scripts) e inicialização.
/home Diretório local (home) de usuários.
/lib Bibliotecas e módulos(drives): compartilhadas com freqüência.
/mnt Diretório de montagem de dispositivos, sistemas de arquivos e
partição.
/opt Para instalação de programas não oficiais da distribuição.
/proc Diretório virtual (RAM) onde rodam os processos ativos.
/root Diretório local do superusuário (root).
/sbin Arquivos de sistema essenciais (binários do superusuário).
/tmp Arquivos temporários gerados por alguns utilitários.
/usr Arquivos de usuários nativos da distribuição.
/usr/local Para instalação de programas não oficiais da
distribuição.
/usr/src Arquivos fontes do sistema necessários para compilar o
kernel.
/var Arquivos de log e outros arquivos variáveis.
ALGUNS
PROGRAMAS COMPATÍVEIS NO LINUX
1. Mozilla Firefox
2. Mozilla Thunderbird
3. MSN
4. BrOffice.org
5. OpenOffice.org
6. Google Chrome (Navegador)
7. Netscape Navigator (Navegador)
8. Inkscape (Tipo Photoshop)
9. Quanta (tipo Dreamweaver)
isso é que chamamos de excelente blog, grande explicação de computador accessories.Also usado termos do glossário, com uma linguagem simples que facilmente compreender.
ResponderExcluirFAMO BRAZIL